Cultura & Lazer Titulo
Curta do Pavão Misterioso
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
23/03/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


A união fez a força do curta O Pavão Misterioso, produzido pelo Núcleo Animação de São Bernardo, com direção e roteiro do cineasta Mario Galindo (autor do curta Disfarce Explosivo, 2000). Voluntários, os integrantes puseram a mão na massa para realizar o curta a partir de oficina mantida pela Prefeitura. Todos estarão presentes nesta sexta-feira no coquetel de lançamento com exposição de cenários e bonecos no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, aberto ao público.

Realizado em stop motion (técnica de animação com movimentos de bonecos fotografados quadro a quadro, 16 fotos para cada segundo de filme) o curta é adaptado do Romance do Pavão Misterioso, da literatura de cordel nordestina, escrito por João Melquíades Ferreira da Silva (1889-1933), sobre um rapaz de origem turca que rapta condessa grega usando uma máquina voadora.

O são-bernardense Galindo iniciou a oficina de cinema de animação em 2004. O primeiro resultado foi A Calabresa, curta produzido em quatro meses, como prática das técnicas stop motion, e lançado em 2005. O Pavão Misterioso teve mais tempo de gestação e maior experiência dos 16 integrantes do Núcleo<USmarini>, constituído por artistas plásticos, arquiteto, donas de casa, agentes culturais, secretária, costureira e eletricista, entre outros.

“Partimos para um salto de qualidade significativo, trabalhando com equipamentos profissionais, com muito mais tempo, 1 ano e meio em vez de 4 meses, e um nível de exigência infinitamente maior. Mas não existiria O Pavão Misterioso se não fosse A Calabresa”, disse Galindo, por e-mail.

O trabalho foi feito sem remuneração profissional dos integrantes, com material fornecido pela Prefeitura. Para se tornar competitivo em festivais, o Núcleo precisaria de um salto maior. Se Pavão fosse animação profissional custaria no mínimo R$ 200 mil – foi feito com R$ 40 mil. “Os integrantes conhecem bem todo o processo de animação stop motion, mas o Núcleo precisa de orçamento fixo, anual ou semestral, no qual deve ser incluída remuneração para o grupo. Isso também daria um salto de qualidade. Uma vez profissionais, poderiam ser cobrados por trabalhos ainda mais qualificados”, afirmou Galindo, que está em Londres trabalhando na série de animação Little Princess, da TV inglesa.

Depois da festa de sexta-feira, a carreira do curta em São Bernardo passará por exibições que precedem filmes nas mostras de cinema e espetáculos teatrais, além de cópias para bibliotecas públicas da cidade. Os festivais Anima Mundi e o de Gramado são outros destinos. O site PortaCurtas deve exibir o filme no segundo semestre, assim como o YouTube, no fim do ano.

O PAVÃO MISTERIOSO – Curta do Núcleo de Animação de São Bernardo. Lançamento nesta sexta-feira, às 20h. No Teatro Cacilda Becker – pça. Samuel Sabatini, 50, São Bernardo. Tel.: 4348-1081. Entrada franca.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;