Política Titulo São Bernardo
Cloves deve ser líder de governo no lugar de Zé Ferreira

Aliado de Ana do Carmo queria ser presidente da Câmara de S.Bernardo, mas foi preterido

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
26/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Vereador em primeiro mandato pelo PT em São Bernardo, José Cloves deve desbancar o veterano José Ferreira (PT), detentor de oito legislaturas, e se tornar líder do governo do prefeito Luiz Marinho (PT).

Um dos principais fatores para alteração seria o desgaste de Zé Ferreira com toda a bancada governista e do PT na Casa durante o último ano. O parlamentar teria desagradado muitos aliados do G-20, grupo que comanda sustentação de Marinho no Legislativo.

Outro ponto, esse ligado diretamente à bancada petista, ocorreu na eleição pela presidência da Casa. Mais experiente entre os vereadores da sigla, Zé Ferreira pleiteou junto ao chefe do Executivo o direito de encabeçar candidatura, mas conquistou somente adesão do colega Paulo Dias para a empreitada.

O processo foi dramático e rendeu lágrimas do parlamentar, que, mesmo assim, teve negativa de Marinho, que acabou determinando escolha por José Luis Ferrarezi (PT), vencedor do pleito.
Mesmo novato em atuação legislativa, Cloves vem conquistando destaque entre os nomes do petismo. Durante os meses que antecederam a eleição do Legislativo, chegou a ter o nome evidenciado pelo próprio prefeito para chefiar a Casa.

Contudo, seu projeto de candidatura não avançou por resistência do bloco aliado, que, primeiramente, havia preferido Ramon Ramos (PDT), mas foi convencido por Marinho, que pediu presidência para integrante do PT. O argumento do chefe do Executivo foi calçado em ideia de que êxito do petismo na eleição interna mostraria força de seu governo.

Com forte ligação ao secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, um dos possíveis prefeituráveis do PT, Cloves possui prestígio também com a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, a primeira-dama Nilza de Oliveira (PT), e com a deputada estadual reeleita Ana do Carmo (PT).

Durante o primeiro mandato de Marinho, Cloves ocupou cargo de secretário de Obras, deixando a função para se candidatar a vereador em 2012. No pleito, conquistou 5.602 votos, sendo o quinto mais votado da cidade e o segundo do PT, atrás somente de Tião Mateus.

Já Zé Ferreira, que foi reeleito com 3.967 votos, vem enfrentando dificuldades em alçar voos maiores no PT local. Além do fracasso em encampar candidatura à presidência do Legislativo e iminente saída na liderança do governo, o parlamentar chegou a esboçar desejo de tentar cadeira na Assembleia Legislativa quando o quadro da sigla ainda não estava definido. No entanto, foi novamente preterido por projeto que teve, além de Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, que acabaram conquistando mandato. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;