Memória Titulo Memória
Noventa anos também em Paranapiacaba

Agora, o Alto da Serra. Há 90 anos, em janeiro de 1925, era criado o Grupo Escolar...

Ademir Medici
22/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Agora, o Alto da Serra. Há 90 anos, em janeiro de 1925, era criado o Grupo Escolar de Paranapiacaba, juntamente com os de São Bernardo (hoje Maria Iracema Munhoz) e Ribeirão Pires (atual EE Dom José Gaspar). O de Paranapiacaba receberia o nome de EE Senador Lacerda Franco.

Para a criação do Grupo Escolar de Paranapiacaba, a Secretaria do Interior – que cuidava do processo educacional – promoveu a anexação ao mesmo das seguintes escolas reunidas do Alto da Serra:

- 1ª e 2ª masculinas.

- 1ª e 2ª femininas.

- 1ª e 2ª mistas de Campo Grande.

O professor Rômulo Peres, diretor das Escolas Reunidas do Alto da Serra, foi mantido no cargo, agora à frente do Grupo Escolar de Paranapiacaba.

Os professores nomeados, em sua maioria, já atuavam na vila ferroviária. Foram nomeados adjuntos: Oscar Rodrigues de Oliveira, Umbelina Freire da Silveira, Maria Thereza Meirelles França, Brasília Tresnoldi, Rosa Cassine e Lydia Wagner.

De fora veio uma professora, Lisette Fontes Velleda, transferida do Grupo Escolar de Bananal (SP) já como adjunta.

ANO A ANO

Memória procura o historiador ou historiadora da EE Senador Lacerda Franco. Há toda uma história a ser contada e temos certeza que estão na comunidade as fontes a rechear esta história de uma escola que ao longo dos anos teve entre seus alunos filhos de ferroviários.

Da escola, temos um colaborador, o aluno Renato Melo, autor da foto da fachada que ilustra Memória hoje.

Quando foi dado à escola o nome de Senador Lacerda Franco; as festas de formaturas; as atividades desenvolvidas; tudo isso fará parte permanente da pauta de Memória ao longo deste ano de 2015, o ano dos grupos escolares do Grande ABC que chegam aos 90 anos a caminho do centenário.

Em 22 de janeiro de...

1915 – Médico-legista da Polícia de São Paulo, Dr. José Ribeiro, pelo trem da tarde, vem a Ribeirão Pires, acompanhado de J. Conceição, a fim de proceder a uma autópsia do carroceiro Firmino Antonio Soares, morto a tiros.

- A guerra. Da manchete do Estadão: “Os franceses repelem todos os ataques dos alemães no Norte, na região de Albert, em La Boiselle e na Argonne.”

1920 – Preso Clemente João Ferreira, comparsa de Adriano de Almeida na morte do casal Quaglia, Ignácio e Regina, em 10-8-1919, no Restaurante Quaglia, quilômetro 30 da Estrada Velha do Mar, em São Bernardo. Adriano, o mentor do crime, continua foragido.

1930 – Prefeitura autoriza a Empresa Imobiliária de São Bernardo a instalar e executar o serviço de águas na Rua Marechal Deodoro, com ligações domiciliares, mediante a taxa mensal de 10$000. A água a ser fornecida deverá provir do manancial que a empresa possui em Nova Petrópolis, loteamento por ela aberto.

- A autorização é a título precário, enquanto não se realizar as obras pela prefeitura ou empresa concessionária.

- O manancial citado ficava nos fundos da atual Chácara Silvestre e já foi aterrado. É possível observar em algumas ruas de Nova Petrópolis as tubulações originais, em bronze e ferro. Dizem antigos moradores que as tubulações foram importadas da Inglaterra.

1935 – Fundada a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, durante a instalação do Primeiro Congresso do Comércio Varejista.

1965 – Instalada solenemente a Faculdade de Direito de São Bernardo.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 22 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5729

Manchete – Tancredo (Neves, presidente eleito) garante a São Paulo mais de um ministério

Grande ABC – Cresce procura e falta imóvel.

Especial – Da série A Periferia II, José Marqueiz escreve: “São Bernardo, em lugar de mansões, barracos”.

Imprensa – Diário AM é a sexta emissora mais ouvida na Grande São Paulo, segundo pesquisa do Ibope.

Movimento Sindical – O pagamento de abono aos 5.200 funcionários da Brastemp evita greve.

Santos do dia

- São Vicente Pallotti (Roma, 1795-1850). Fundou a Congregação dos Padres Palotinos e das Irmãs Palotinas.

- Gaudêncio

- Vicente da Espanha ou de Valência

- Victor

Município Paulista

Hoje é o aniversário de São Vicente, fundado por Martim Afonso de Souza em 1532; em 1844 a Vila de Guaratinguetá é elevada à categoria de cidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;