Diarinho Titulo
Sem idade para ser fashion
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
26/09/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Maria Beatriz Spina, ou simplesmente Mabi, manja tudo sobre moda e não deixa de criticar nem o trabalho do pai, o estilista Jacques Leclair. Ela pode ser apenas personagem da novela Ti-ti-ti, da Globo, mas para interpretá-la, a atriz Clara Tiezzi, 11 anos, buscou inspiração em uma menina real: Tavi Gevinson.

A norte-americana, que usa roupas muito estilosas, criou aos 11 anos (agora, tem 14) um blog sobre o assunto. Aos poucos, conquistou milhares de leitores e, hoje, é respeitada por vários profissionais da área. Tanto que sempre é convidada para assistir aos desfiles de marcas importantes.

"A Tavi é minha inspiração. Admiro o talento dela e a maneira como se fez respeitar", afirma Clara. Apesar de curtir moda, a atriz confessa que começou a se informar mais sobre o tema depois da novela. Quando era mais nova, adorava inventar looks (visuais) para bonecas. "Não sou como a Mabi. Ela exagera. Sou mais básica."

Quem também se destaca no mundo da moda é Cecilia Cassini, 10, considerada a estilista mais jovem do mundo. As criações da norte-americana já foram usadas por famosas, como a cantora Miley Cyrus. Com apenas 5 anos inventava roupas. Aos 6, pediu uma máquina de costura de presente de aniversário! Não parou mais.

A brasiliense Mariana Silva Brito, 18, foi chamada de a estilista mais nova do Brasil quando, aos 10 anos, criou a primeira coleção de roupas para uma marca. Desde os 6 desenhava bonequinhos com visuais estilizados. Agora, faz faculdade de Design de Moda. "Desde criança estive atualizada em tendências e sempre fui fiel às minhas inspirações, mas nunca deixei de observar e admirar grandes estilistas", diz. (Colaborou Nayara Fernandes)

Brincando de estilista
Aos 5 anos, Beatriz Brocchini de Freitas, 10, já desenhava roupinhas de crianças. Desde novinha também escolhe o que veste e faz figurinos para as bonecas. Por gostar tanto da brincadeira, pediu para a mãe, que é estilista, colocá-la em uma escola especializada. Já fez curso básico de desenho de moda e, agora, aprende a customizar roupas (deixar uma peça bem diferente, do seu jeito).

"Quando crescer, quero montar minha própria loja. Espero que as pessoas gostem do meu estilo", diz a fã da personagem Mabi. Beatriz gosta de roupas delicadas e também curte o visual das atrizes Selena Gomez e Demi Lovato.

Na opinião da menina, cada pessoa pode criar a própria moda. "Ninguém precisa ter medo de expressar o que gosta."

Roupa não deixa pessoas mais legais
Cada vez mais cedo, crianças, principalmente meninas, se ligam em moda, escolhem e criam o próprio visual. Segundo especialistas, a mídia (como a TV) influencia muito esse comportamento.

Na realidade, não tem problema gostar de peças e acessórios estilosos, mas é preciso entender que ninguém é mais legal, bonito ou inteligente por causa da roupa e da marca que usa.

Além disso, tem idade certa para vestir algumas coisas. Salto alto, por exemplo, é só para as mais velhas. Quem gosta de inventar looks, tem de lembrar que ele precisa ser descolado e confortável ao mesmo tempo. Nada de colocar peças que incomodam e dificultam os movimentos do corpo.

Trabalho? - As estilistas mirins também têm de tomar cuidado para não deixar de curtir a infância. Fazer moda deve ser divertido e não obrigação profissional, como é para os adultos. O mundo fashion parece muito bonito, mas fazer sucesso não é fácil; exige muito esforço e dedicação e isso não deve ser preocupação para crianças.

Nem todas as meninas talentosas se destacam quando se tornam adultas. Por isso, é importante receber carinho e orientação dos pais desde cedo.

Pode treinar desde cedo
A turma que sonha ser estilista pode inventar roupinhas para bonecas. Muita gente que atua na área fazia isso na infância. Vale também separar caderno para desenhar as criações. Não esqueça de pedir ajuda para mãe, tia ou avó para usar tesoura e agulha (podem machucar). Em geral, elas sabem costurar e podem encontrar tecidos antigos para você brincar.

Quem é maiorzinho - sem esquecer que garotos também trabalham com moda - pode procurar escola especializada para fazer cursos livres na área. Assim, quando for adulto, saberá se quer ou não fazer faculdade de moda.

Saiba mais
FASHIONISTA
é a pessoa que gosta muito de moda. Várias delas trabalham na área. Essa turma vasculha revistas e sites para saber tudo sobre o assunto: desde as cores e tecidos que farão sucesso até os lançamentos das principais grifes e estilistas. Também adoram frequentar desfiles.

CROQUI é o desenho usado para expressar a ideia de uma roupa. É feito rapidamente pelo estilista. Além da forma, coloca-se no papel a cor ou estampa que as peças terão e acessórios que podem acompanhá-las. Há cursos que ensinam a fazê-los. A palavra tem origem francesa e significa rascunho.

HOMENS podem trabalhar com moda. O estilista Pedro Lourenço, 19 anos, por exemplo, criou sua primeira coleção com apenas 12. Neste ano, fez o primeiro desfile com criações suas em Paris (uma das capitais da moda). O garoto seguiu os passos dos pais, os estilistas brasileiros Glória Coelho e Reinaldo Lourenço.

CUSTOMIZAÇÃO deixa a roupa exclusiva, diferente de qualquer outra. Para isso, pode-se aplicar bordados, outros tecidos, botões, correntes, além de cortá-la e pintá-la. O legal é fazer com que a peça fique com seu estilo. Assim, muita gente consegue transformar roupas antigas em vestimentas novinhas.

Fashionistas famosas
No passado, as meninas costumavam brincar de desenhar e fazer roupinhas apenas para as bonecas. Hoje, já criam visuais para amigas e adultos, e escrevem em blogs sobre o assunto. Tem mais: entendem tudo sobre tecidos, estampas e conhecem as principais grifes e estilistas internacionais. Lourdes Maria (Lola), 13 anos, acabou de lançar uma linha de roupas e acessórios que desenvolveu em parceria com a mãe, a cantora Madonna. O estilo da artista, aliás, influenciou muita gente. Confira mais fashionistas:

Lola curte a cor preta e o estilo dos anos 1980. Tem blog, em inglês, sobre moda (http://blog.materialgirlcollection.com)

Willow, 9, (filha de Will Smith) quer ser estilista. Ela planeja lançar, em breve, linha de roupa em parceria com o irmão Jaden.

Tavi Gevinson,14, já cria estampas para roupas e publica seus looks no blog, em inglês: www.thestylerookie.com

Aventura cheia de brilho
A boneca mais famosa do mundo acaba de estrelar nova aventura. Em Barbie Moda e Magia, ela tem tudo o que sempre sonhou: bons amigos, carreira de sucesso, inteligência, beleza. Mas nada é perfeito e de repente tudo começa dar errado; a loira termina o namoro e recebe terríveis críticas sobre seu trabalho.

Decepcionada, decide visitar a tia Millicent, que é designer de moda e vive em Paris. Só que lá também tem problema, a loja da tia está prestes a fechar. A garota, então, decide batalhar para não deixar que isso aconteça. Será que com a ajuda dos amigos Barbie resolverá tudo?

Consultoria de Cecília Lima, editora e consultora de moda, Elizangela Gomes, professora de moda da Escola Sigbol Fashion, e da psicóloga Suzy Camacho, autora do livro Guia Prático dos Pais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;