Automóveis Titulo
Janeiro tem ritmo bom de venda
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
26/01/2011 | 07:10
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Como já era de esperar, as vendas perderam força e caíram na primeira quinzena de janeiro em relação ao mesmo período de dezembro, que teve desempenho muito acima do normal - tanto que foi o melhor mês na história da indústria automobilística no Brasil. Mas, comparados ao mesmo período de janeiro de 2010, os números são positivos e mostram contínuo avanço do mercado nacional.

De acordo com dados apurados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas 121.564 unidades nos primeiros 15 dias deste mês. O resultado é 35,48% menor em relação ao mesmo período do mês passado, quando foram comercializados 186.221 veículos - entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.

No entanto, em relação à primeira quinzena de janeiro de 2009, quando foram comercializados 107,6 mil unidades, houve crescimento de 16,13%.

Existe a possibilidade de que este janeiro - mês tradicionalmente de vendas tímidas - registre números recordes. Para isso, fabricantes entraram no ano com fortes promoções. "Não podemos perder o ritmo", afirmou o novo vice-presidente da General Motors, Marcos Munhoz. "O objetivo é estimular o consumidor a ir às compras."

VOLKSWAGEN LÍDER - Os dados divulgados pela Fenabrave com base no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) revelam que a Volkswagen começou o ano na liderança de automóveis, com 26,16% das vendas, enquanto a Fiat, com 20,65%, é melhor no segmento de comerciais leves.

Com 18,84%, em carros de passeio, e 13,38%, em veículos pequenos de carga, a General Motors está na terceira posição dos dois segmentos.

Quando somados comerciais leves e carros, a Volks também aparece na liderança com 23,63% do ‘share'. Em seguida, vem a Fiat com 20,90%. No geral, a GM tem 17,62% e a Ford 10,04% na primeira quinzena do ano. Até o final do mês, no entanto, pode haver alteração no ranking.

DE OLHO NOS RIVAIS - Com o acirramento da concorrência pelas marcas em ascensão, como a Hyundai, Kia e Renault, as quatro montadoras líderes deverão intensificar investimentos para manter suas posições de mercado.

Renovação de parte da linha de produtos e incorporação de tecnologia vão tentar preparar terreno para competição com importados, principalmente, os asiáticos.

GOL SEGUE NA FRENTE - Entre os carros mais vendidos, o Volkswagen Gol segue firme na liderança. O modelo emplacou 11.262 unidades na primeira quinzena de janeiro. O Fiat Uno, que em seu lançamento no ano passado chegou a ameaçar tomar o lugar do Gol, segue na vice-liderança, com 8.500 unidades.

Na terceira posição, outro Volkswagen. Fox e CrossFox emplacaram juntos 5.617 unidades na primeira quinzena. O Chevrolet Celta ficou na quarta posição, com 4.233 unidades vendidas nos primeiros 15 dias do ano.

Entre os comerciais leves, a Fiat Strada também mantém inabalável sua posição de líder, com 4.056 unidades comercializadas. A Volkswagen Saveiro vem bem atrás na segunda posição, com o emplacamento de apenas 2.484 unidades.

DUAS RODAS - O levantamento da Fenabrave também mostra bom desempenho no setor de duas rodas, que obteve crescimento de 5,40% quando confrontados os resultados da primeira quinzena de 2011 contra os 15 dias iniciais de 2010. Foram precisamente 70.001 unidades neste ano e 66.412 motocicletas do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;