Memória Titulo Memória
Inventário literário de Antenor Coradi
Ademir Medici
08/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A Semana Antenor Coradi, encerrada anteontem, mostrou a face mais pura de um homem que acreditou na vida. E que deixou exemplos. No momento mais difícil, que foi a perda da mulher querida, Sofia, quando tudo parecia desmoronar, Antenor Coradi passou a escrever febrilmente. E editou livros. Quantos? Cinco, pelo menos.

Ele já havia publicado um livro de contos e crônicas, ainda em companhia de Sofia. E ensaiara um livro autobiográfico (Minha Vida, Minha Luta). Depois, vieram as novas criações.

Isa, sua filha, falou dos livros. E da dificuldade de localizar exemplares. Para a Semana Antenor Coradi, recorreu à Biblioteca Pública de Itanhaém. E quando se avizinhava o final da semana, eis que uma alma generosa nos procura com seis livros que Antenor publicou entre 1980 e 1990 – ano em que faleceu.

Os livros estão todos autografados em nome de Valmir Gardinalli, a quem Antenor Coradi chama de “bom amigo”.

Bibliografia

Texto: Valmir Gardinalli

Nos idos da década de 1980, o Sr. Antenor chegou até nós para publicar (imprimir), de forma bem simples, alguns livros de sua autoria.

Isso ocorreu de 1985 a 1990. Fizemos aqui para ele cinco títulos:

  • Caiçaras de Itanhaém – romance folclórico de 1985, em segunda edição.

  • Epopéia. Revolução Constitucionalista de 1932, lançado em 1986.

  • Coletânea de Poesias. Homenagem do autor a Guilherme de Almeida e a todos os que semeiam lirismo, paz e amor através da poesia, de 1987.

  • O Espelho. Romance, de 1988.

  • O Enterro do Coronel.  Romance, de 1990.

  • E ainda um volume de Retalhos, contos e crônicas, de 1980, também em segunda edição, que ele me presenteou.

Tenho todos estes volumes autografados por ele. E coloco à disposição desta coluna.

NOTA DA MEMÓRIA

Verdadeiramente comovente a revelação feita por Valmir Gardinalli. A generosidade de dividir um legado com os leitores. De falar com tanto carinho de Antenor Coradi. E de doar a coleção aos seus familiares, por meio da Memória.

Os filhos Isa e Carlos estão sabendo da surpresa apenas agora. E o que combinamos com Valmir Gardinalli foi de que os subsídios deixados por Antenor Coradi em seus livros farão parte desta página ao longo de 2015, como uma extensão da Semana Antenor Coradi.

Valmir se antecipou. Releu toda a obra. Colocou pedaços de papéis nas páginas em que São Bernardo é citada. Aguardem, pois. O marceneiro, fotógrafo e construtor Antenor Coradi vai nos brindar muitas vezes mais com o seu talento e inteligência. E ajudando na construção da memória do Grande ABC.

COLABORADORES

Diomario de Souza Oliveira, autor do prefácio de Retalhos; Marlene Carraro (revisão); Márcio Corradi (capas e ilustrações); Hayde Tavares Paulon (revisão e composição); Lucilia Vitória Quio (revisão e composição); Terezinha de Paula Ferreira Leite (revisão); Vera Mancini (composição); Walter Manoel dos Santos (capa); Margarida Abreu (revisão e composição); Walmir e Roberto, editores.

Para Sofia. De Antenor

Três rosas em sua campa depositei. Onde dorme em paz merecida.

Três preces e três lágrimas chorei.

Três rosas lindas, rosas de sua vida.

Que Deus a tenha em lugar santo. Merecedora, num cantinho do céu.

Que chegue até ela meu sentido pranto. Três rosas choro por ela, vagando ao leu.

Itanhaém, 4-7-1983

Diário há 30 anos

Terça-feira, 8 de janeiro de 1984 – ano 27, nº 5717

Manchete – INPC para fevereiro bate recorde: 77,3%

Grande ABC – Chuvas deixam 136 famílias desabrigadas em Santo André e atingem outras cidades.

Automobilismo – VW testa mudança na linha de produção e na montagem do Santana, Voyage e Passat.

Vestibulares – Dois detidos por suspeita de fraude na ETE Lauro Gomes (antiga ETI).

Em 8 de janeiro de...

1915– A guerra. Da manchete do Estadão: “Os franceses continuam a avançar na Alsacia”.

1930 – Divulgados os números da qualificação eleitoral da região até 31-12-1929. Alistados em Santo André, 595 eleitores; em São Caetano, 527; em Ribeirão Pires, 405; em São Bernardo, 163; em Paranapiacaba, 129; total de eleitores: 1.819.

Pereceu afogado no tanque da Vila América, em Santo André, um menino de 12 anos, filho de Accacio de Paula. O tanque sobreviveria por muitos anos mais, como atração maior do Clube Atlético Aramaçan, fundado naquele mesmo ano de 1930.

1940 – Celebrada missa na Matriz de Mauá por intenção dos mortos da cidade.

Hoje

Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia

Santos do dia

Na estampa, São Severino (Roma 410 – 482). Missionário, levando a palavra de Cristo aos povos bárbaros que invadiram o Império Romano.

Antonio de Categeró, escravo

Teófilo

Apolinário de Hierápolis 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;