Setecidades Titulo Rodovias
Subida é tranquila pelo Sistema Anchieta-Imigrantes

Para coordenador da Ecovias, obras feitas na Baixada ajudaram a melhorar tráfego

Fabio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/01/2015 | 07:03
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A subida da serra pelas estradas do SAI (Sistema Anchieta-Imigrantes) foi tranquila ao longo do último dia do feriado prolongado do Ano Novo. Apesar do tráfego intenso em diversos pontos das estradas que compõem o sistema, não foram registrados os longos congestionamentos vistos nos anos anteriores. Os principais problemas ocorreram nas rodovias Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni.

Para o coordenador de tráfego da concessionária Ecovias, Raul Boff, as obras entregues no ano passado pelo governo do Estado ajudaram a melhorar a eficácia das operações Subida e Descida. Ele refere-se ao Anel Viário da Baixada e à terceira faixa de rolamento nos dois sentidos da Cônego Domênico Rangoni. “O novo viário facilitou a chegada das pessoas à Baixada e fez com que os motoristas vindos dos litorais Sul e Norte cheguem com mais tranquilidade à Serra”, comenta.

Em relação à movimentação registrada nesta temporada, Boff diz que o número é similar ao de anos anteriores. Desde o dia 22 de dezembro até o início da noite de ontem, 1,1 milhão de veículos utilizaram o SAI rumo ao Litoral, enquanto 1,03 milhão já haviam retornado à Capital e ao Grande ABC.

Outro fator apontado pelo coordenador de tráfego como responsável pela melhoria de fluidez é o aumento no planejamento de viagem feito pelos usuários. “As nossas ferramentas de comunicação fazem com que o motorista consiga se organizar e definir um horário para voltar tranquilamente”, acrescenta Boff.

Durante todo o dia de ontem, o SAI funcionou com Operação Subida (2x8). Nessa configuração, as duas pistas da Imigrantes são utilizadas apenas no sentido Planalto. A Via Anchieta foi mantida no sistema tradicional, com a descida sendo feita pela pista Sul e o retorno pela Pista Norte. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;