Memória Titulo Memória
Acervos familiares enriquecidos

Entre os antigos de São Bernardo, a lembrança do Foto Estúdio Amaro ou Samaro...

Por Ademir Medici
30/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre os antigos de São Bernardo, a lembrança do Foto Estúdio Amaro ou Samaro é a do ponto onde eram feitas fotos de casamentos e primeiras comunhões. Era costume quando as pessoas se casavam ou faziam primeira comunhão darem as fotos para os mais chegados ou padrinhos. Daí porque os acervos familiares estão repletos daquelas imagens. Reunidas, elas contam a própria história da cidade.

O novo estúdio

Texto: Isa Coradi

Estabelecido de vez em São Bernardo, Antenor Coradi procurou o proprietário de um novo prédio, o industrial Francisco Miele. O prédio ficava ao lado do Cine São Bernardo, perto do Largo da Matriz.

Depois de assinado o contrato, Antenor montou seu novo estúdio fotográfico, com cenários melhorados, arcos com colunas e capitéis de gesso esfumados, jogos de luzes, cortinas novas em diversos tons, espelhos e uma escada móvel.

O cenário de fundo era variável, com as cortinas, a escada e espelhos. Sofia, a mulher, sempre muito prestativa, confeccionava cestas de flores de papel crepom. Na vitrine da frente ficavam expostas as fotos coloridas a óleo e mercadorias para presentes, como álbuns de fotos, máquinas fotográficas e binóculos. Nos fundos do salão ficava o ‘quarto escuro’ para a confecção das fotos, revelação, cópias e ampliação.

Antenor rompe o contrato com seu antigo sócio em Santo Amaro e fica com a filial de São Bernardo. Por uma questão jurídica, teve que mudar o nome para Foto Studio Samaro.

Diário há 30 anos

Domingo, 30 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5711

Manchete – São Caetano terá menos de 10% da receita em obras

Região Metropolitana (Valdenizio Petrolli) – As obras do novo aeroporto de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, prosseguem e devem estar concluídas em abril.

Comércio – Estabelecimentos do Grande ABC funcionarão parcialmente amanhã.

Combustíveis – Gás metano substituí até 4,7% do diesel.

Em 30 de dezembro de...

1914 – Joaquim Mariano Ribeiro nasce em São Bernardo. Viveu sempre no Centro da antiga Vila de São Bernardo. Sua casa, na Rua Marechal Deodoro, preservava costumes como o poço raso no quintal, os canteiros de verduras, legumes e ervas medicinais, o fogão a lenha.

- A guerra. Da manchete do Estadão: “Os aliados tomam uma aldeia na Bélgica.”

1924 – Sampaio Vidal deixa o Ministério da Fazenda e Cincinato Braga, a presidência do Banco do Brasil.

1929 – Acha-se internado no Hospital Alemão, na Capital, Angelino Arnoni, vítima de acidente em Ribeirão Pires, quando fraturou uma das pernas.

1944 – A Segunda Guerra. Da manchete do Estadão: “Mais de 4.000 aviões aliados atacaram ontem a Alemanha.”

1954 – Arthur Gonçalves de Souza Júnior renuncia ao mandato de vereador em Santo André para assumir o mandato de prefeito de Ribeirão Pires na instalação do município em 1955. Foi o primeiro prefeito de Ribeirão Pires e dirigiu a cidade até 1958.

- Inaugurada seção comemorativa à Revolução de 1932 no Ibirapuera, como parte da exposição histórica ali instalada.

Santos do dia

- São Rugero. Bispo na célebre e antiga cidade italiana de Cane. Possuía o dom da cura. Incansável, socorria a todos. Andava descalço. Doava tudo o que fosse possível. Sua carruagem era usada apenas para transportar doentes e crianças. Morreu em 30-12-1129.

- Anísia

- Libério

- Sabino

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Barrinha, Brejo Alegre, Caiabú, Canas, Charqueada, Divinolândia, Florínia, Glicério, Icem, Igaratá, Ipiguá, Lupércio, Nova Europa, Platina, Riversul e Vargem. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;