Política Titulo Mauá
PTB rompe com G-11 e ajuda vitória de Marcelo
Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
10/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A bancada do PTB em Mauá, dos vereadores Eugênio Rufino e Ricardinho da Enfermagem, rompeu o acordo com os oposicionistas do G-11 e ajudou a eleger ontem o governista Marcelo Oliveira (PT) como presidente da Câmara para os próximos dois anos, em êxito sobre Edgard Grecco (Pros), por 14 votos a 9.

Em março, os petebistas assinaram termo de compromisso, registrado em cartório, que previa voto consensual em torno da eleição de Grecco.
“Com a saída do Batoré (Ivann Gomes, do PRB, que teve mandato cassado em junho, sob acusação de infidelidade partidária), o grupo deixou de ter a maioria da Casa. Eu falei que, com esta condição, o nosso voto seria para o governo”, explicou Eugênio Rufino, líder da sigla na Casa, ao ser indagado sobre mudança de postura. O parlamentar negou qualquer negociação com Executivo em troca dos votos.

Antes da votação, os oposicionistas já demonstravam semblante de frustração, enquanto os governistas aparentavam tranquilidade.

Como última cartada, Grecco foi à tribuna e leu o documento firmado pelo antigo G-12. Cobrou “honradez” por parte dos parlamentares aliados.

No entanto, com a abertura das urnas, os oposicionistas se recolheram e acompanharam o amplo triunfo dos governistas. A vitória também veio nas disputas de vice-presidente (Professor Betinho, PSDC), primeiro secretário (Admir Jacomussi, PRP), segundo secretário (Osvanir Carlos Stella, o Ivan, PSB) e terceiro secretário (Ricardinho da Enfermagem).

Vitorioso, Marcelo adotou o discurso conciliador. “Fiquei satisfeito e espero exercer trabalho acessível para todos e com harmonia”. Sobre o perfil gestor, Marcelo prometeu postura sólida, procurando espelhar trabalho exercido pelo atual presidente Paulo Suares (PT). “Os feitos do Paulo foram importantes para a cidade e espero dar continuidade a isso, votando projetos importantes.”

PANORAMA
A vitória de Marcelo em Mauá sacramentou o primeiro êxito de um prefeito, até o momento, na eleição aos comandos do Legislativo.

A oposição impôs derrotas em Santo André, que viu o Bispo Ronaldo de Castro (PRB) vencer Elian Santana (Pros), preferida de Carlos Grana (PT). Em Ribeirão Pires, Zé Nelson (PSD) substituiu Edson Savietto, o Banha (PDT), às pressas, frustrando a projeção do chefe do Executivo da cidade, Saulo Benevides (PMDB). E no Legislativo de Rio Grande da Serra, Messias Cabeleireiro (PV) triunfou sobre João Mineiro (PTB), candidato do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;