Cultura & Lazer Titulo
Teatro para
adultos e crianças
Thiago Mariano
Diário do Grande ABC
09/03/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A partir de amanhã, o Sesi SP abre a primeira temporada do projeto Viagem Teatral deste ano. Gratuitamente, 14 espetáculos de teatro e dança circularão pelas unidades do Sesi - aqui na região, em Santo André, São Bernardo e Mauá.

Com opções de drama, comédia, infantil e dança, o objetivo do evento é fornecer um panorama cênico contemporâneo, explorando, através de pesquisas de linguagens, a originalidade da encenação e adequação técnica aos espaços de exibição.

"Nossa aposta é incentivar a criatividade, além de incluir espetáculos que façam o público pensar sobre o panorama mundial, a situação geopolítica e os conflitos globais. Algumas peças refletem o cotidiano de exílio, a solidão, a tortura e a guerra dos próprios artistas. Mas também falam de amor, solidariedade e da construção de um mundo melhor", conta Ronaldo Francisco, responsável pelo Viagem Teatral.

Premiadas montagens, como Anatomia Frozen, que recebeu prêmios de direção e elenco em São Paulo, além de ser indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção e contemplada pelo Prêmio Miriam Muniz, serão exibidas.
O projeto é itinerante. Até 16 de julho, os 14 espetáculos selecionados circularão por 15 unidades, somando 420 apresentações. Em março, no Grande ABC, serão exibidas as montagens Rabisco - Um Cachorro Perfeito, O Maior Menor Espetáculo da Terra, Hilda Hilst - O Espírito da Coisa e Baobá. Geralmente, as exibições são de quinta a domingo.

Para os pequenos, são duas as opções: Rabisco - Um Cachorro Perfeito e O Maior Menor Espetáculo da Terra. O primeiro, do grupo Maracujá Laboratório de Artes, conta sobre um cão de desenho que ganha vida. Rabisco, como é chamado, é rejeitado por seu desenhista por não ser tão bonito quanto o desejado. Sua aventura será conquistar o coração do seu dono. A montagem mescla técnicas de teatro de animação, de sombra e físico.
O Maior Menor Espetáculo da Terra, do coletivo carioca Centro Teatral Etc e Tal, traz no uso de mímica e humor ácido a história de um circo de pulgas mambembe que é coordenado por um trio cômico.

PARA ADULTOS
Adaptado livremente do clássico O Pequeno Príncipe, Baobá traz ao palco o protagonista de volta ao planteta Terra, onde encontra um príncipe afro-brasileiro. Mistura de dança, teatro e canto, o espetáculo revela, por meio de linguagem poética, a importância da preservação do meio ambiente.

Em um sensível apanhado da trajetória da escritora Hilda Hilst, a atriz Rosaly Papadopol retorna com Hilda Hilst - O Espírito da Coisa, espetáculo com o qual foi agraciada. Recebeu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor atriz em 2009.

O espetáculo foi idealizado pela própria Rosaly, que desde 1998 investiga o universo da autora. Para a montagem, ela pinçou trechos da biografia de Hilda e entrevistas concedidas pela poetisa paulista. O monólogo conta com a participação de Antonio Abujamra, em off, interpretando o pai de Hilda, Apolônio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;