Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Ferritina - Dr. Leo Kahn

Proteína produzida principalmente pelo fígado, com função de armazenamento do ferro...

Por Dr. Leo Kahn
14/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Proteína produzida principalmente pelo fígado, com função de armazenamento do ferro e sua liberação e, quando circulante, demonstra diretamente o estoque do mineral presente no organismo.

Pelo seu envolvimento direto no transporte de ferro, a proporção dos níveis de ambos é extremamente útil na avaliação das reservas do mineral em indivíduos com anemia ou em situações de risco para a deficiência de em crianças e gestantes.

Quando ocorrem níveis elevados da ferritina, podemos estar diante de uma grande variedade de doenças como: doença hepática aguda ou crônica; sobrecarga de ferro; leucemia; inflamação ou infecção aguda ou crônica; mal de Hodgkin; anemias hemolíticas crônicas e doença renal crônica, entre outras.

Nesses casos, a produção de ferritina pode até triplicar sem haver nenhum aumento na quantidade corporal de ferro.

Outras condições que contribuem com o aumento desse marcador são o alcoolismo, hepatites, esteatose hepática, obesidade, síndrome metabólica e a cirrose.

Sinais e sintomas:

Na carência de ferro:

- Fadiga Crônica e fraqueza,

- Tontura,

- Sonolência,

- Dor torácica e membros inferiores,

- Choque e insuficiência cardíaca.

Na sobrecarga de ferro:

- Dores nas articulações,

- Fadiga e fraqueza,

- Dor abdominal,

- Redução da libido,

- Problemas cardíacos.

O médico após o histórico e exame físico poderá solicitar exames complementares como: hemograma, repetição da ferritina, saturação de transferrina, glicemia, hemoglobina glicada, insulina, tgo, tgp, gama gt, hbsag, anti-HCV, ácido úrico, perfil lipídico, testosterona total e livre, TSH, T4 livre, FAN, teste genético para hemocromatose, us abdômen total, biópsia hepática, ressonância magnética para detecção de ferro hepático.

Saiba mais:

- Ferritina alta, entre 300 e 1.000, na maioria dos casos não indica excesso de ferro.

- É sempre indicada a repetição do exame, orientando os pacientes para respeitar três dias sem ingestão de bebidas alcoólicas e não praticar exercício físico intenso no dia anterior.

- Pesquisas recentes comprovam, no entanto, que não é somente o consumo de alimentos ricos em ferro que causa elevações na ferritina.

- O consumo de gordura saturada e frutose (açúcar das frutas, refrigerantes, xarope de milho, mel e alimentos industrializados) também aumenta essa proteína.

- Existe uma doença chamada hemocromatose que causa a sobrecarga do metal.

- Diversas doenças elevam essa proteína: gripes, resfriados, hepatites, tumores e inflamações em geral.

- As três condições cada vez mais comuns que lideram os motivos de níveis elevados de ferritina são diabetes, pré-diabetes e esteatose hepática.

- Nem sempre é necessária uma restrição de ferro quando o nível de ferritina está alterado.

- Outro exame muito útil nos casos de excesso de ferro é a saturação de transferrina. Valores acima de 45% indicam a necessidade de repetição do exame em 30 dias; persistindo o valor alto, é indicado o teste genético.

- Um exame mostrando ferritina alta é um indicativo muito sério de que algo não vai bem com a sua saúde, há um risco dobrado para diabetes, procure seu médico. 

Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;