Nacional Titulo
Cerca de 10% das crianças da 1ª série têm problema de audiçao
Do Diário OnLine
10/12/2000 | 18:02
Compartilhar notícia


Aproximadamente 10% dos alunos da primeira série do ensino fundamental têm problemas de audiçao, informou o gerente do Programa Transporte e Saúde Escolar, Maurílio Labanca Abreu.

Essa estimativa foi possível devido à Campanha Nacional de Reabilitaçao Visual, iniciada no ano passado com uma parceria entre o MEC, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educaçao (FNDE), e a Fundaçao Otorrino, o Ministério da Saúde e as prefeituras municipais.

A campanha está sendo realizada em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes, por terem "maiores condiçoes de dar apoio técnico", como informa Maurílio Labanca. Futuramente, a campanha se estenderá a todos os municípios.

A campanha teve início no ano passado com a triagem dos alunos de primeira série do Ensino Fundamental, os únicos abrangidos inicialmente. "Essas crianças ainda nao sabem se têm problemas. A assistência tem sido primeiro para evitar evasao escolar, repetência ou desestímulo", explica Maurílio.

Durante todo esse ano as crianças foram examinadas. Um total de 264 mil alunos foram encaminhados ao oftalmologista por terem indícios de problemas. Os que necessitaram de cirurgia ou de aparelhos auditivos foram identificados e receberam o devido tratamento.

Um convênio entre os órgaos garante que o programa continue nos próximos dois anos. A triagem de 2001 abrangerá os alunos da segunda série que nao puderam ser atendidos esse ano devido a um atraso do programa.

Segundo Maurílio, "a campanha poderá avançar muito se as escolas se empenharem em iniciar a triagem assim que receberem o material".

Informaçoes da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;