Setecidades Titulo Diadema
Envelhecimento saudável é tema de palestra

Ação do Desafio de Redação será a partir das 14h no Sesi

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
07/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Saúde na terceira idade. Este será o tema de palestra ministrada hoje, a partir das 14h, a adolescentes no Sesi de Diadema pela médica Cláudia Mazili, do Hospital Brasil, da Rede D’Or. Mas o que esse assunto tem a ver com os jovens, que ainda estão longe de chegar à maturidade?

“Pode parecer estranho falar disso para os adolescentes. Mas para envelhecer com qualidade de vida, é preciso ser saudável desde a juventude”, comenta Cláudia, que integra a equipe de clínica geral do hospital, localizado em Santo André.

Entre as dicas que serão dadas para manter boa saúde está a alimentação. “Os açúcares e gorduras saturadas fazem mal, pois provocam, principalmente, problemas cardiovasculares.” Como exemplo de dieta a ser seguida para garantir bons índices de glicemia e colesterol, a médica cita a famosa dieta do Mediterrâneo, adotada por moradores de países banhados pelo mar de mesmo nome, como Grécia, Itália, Portugal e Espanha. “É um cardápio rico em frutas, legumes e em gorduras boas, como as oriundas do azeite de oliva e dos peixes”, comenta. “Comparando com locais que não seguem esse tipo de alimentação, o índice de mortalidade é menor”, ressalta a médica.

Também será abordada a importância da prática rotineira de atividades físicas. “O ideal é que se faça ao menos 30 minutos por dia. Esse hábito diminui os índices de mortalidade no futuro”, comenta. Cláudia salienta que alguns esportes que exigem mais vigor físico provocam ainda mais benefícios à saúde. “A caminhada é boa para o coração, mas as atividades físicas mais vigorosas, como a corrida, por exemplo, ajudam a diminuir a incidência de câncer.”

Ainda sobre o câncer e aproveitando o Outubro Rosa, a médica irá alertar as meninas sobre a necessidade do autoexame para detecção precoce de tumores malignos nas mamas. Quando a doença é detectada no início, maiores são as chances de cura.

De acordo com Cláudia, a mudança do perfil da população brasileira faz com que se aumente a preocupação com a qualidade de vida na terceira idade. “Antigamente, a pirâmide populacional tinha base larga, formada pelos jovens, e o cume eram os idosos. Hoje, isso está se invertendo. As taxas de natalidade têm diminuído e há mais pessoas com idade avançada”, salienta.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;