Setecidades Titulo
UFABC mira calouros de fora da região
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
07/12/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


 

A estudante do 1º ano do BC&T (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) Gabriela Frazatto Vieira Rosa, 21 anos, representa o interior paulista na UFABC (Universidade Federal do ABC). Ela nasceu em Birigui e conta com a ajuda do pai para pagar o aluguel do apartamento onde vive atualmente, em Santo André. "Pago R$ 800 por mês, incluindo o condomínio, mas moro bem perto da faculdade, então não gasto com condução", explicou.

Gabriela faz parte dos 15,22% de alunos da instituição vindos de cidades do interior paulista, conforme a segunda edição da pesquisa Perfil Socioeconômico 2010 dos Alunos da UFABC. O levantamento revelou que a maioria dos estudantes matriculados mora na Capital (38,22%), contra 13,72% em Santo André, 11,31% em São Bernardo e 3,07% em São Caetano.

Outras cidades da Grande São Paulo respondem por 11,04% do total de alunos. Minas Gerais e outros Estados contabilizam 1,84% e 1,29%, respectivamente. O perfil foi respondido por 3.812 alunos (91,11% do total) em agosto deste ano.

Para a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da UFABC, Alda Maria Napolitano Sanches, a instituição tem potencial para atrair estudantes de outras localidades. "A proposta interdisciplinar do curso é pioneira, o que chama a atenção em todo o País. Pretendemos ampliar o percentual de alunos de outras cidades e Estados com a seleção via Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)", destacou.

No vestibular 2010, o BC&T foi o curso mais procurado no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para vagas nas federais de todo o País. Mesmo assim, dos 1.694 alunos que ingressaram neste ano, 39% vieram da Terra da Garoa, contra 31% de cidades da região, números que refletem os resultados da pesquisa geral.

 

CAPITAL

O aluno do 3º ano do BC&T Renato Argachoff Viana, 19 anos, mora no bairro da Mooca, em São Paulo, e nunca tinha pisado na região até entrar na universidade. Ele prestou vestibular na USP (Universidade de São Paulo) e na Unicamp (Universidade de Campinas), mas optou pelo Grande ABC. "É perto de casa e fácil de chegar, tanto de carro quanto de trem", explicou.

Para Alda Maria, a proximidade entre o Grande ABC e a Capital proporciona facilidade de deslocamento e atrai os estudantes paulistanos. "A UFABC veio para suprir a demanda que a Grande São Paulo tinha por faculdade tecnológica federal, e está cumprindo o seu papel", assegurou.

Juliano Marques Nunes, 21, que o diga. Ele é aluno do 3º ano do BC&T e mora no Jardim Alvorada, em Santo André, mesma cidade na qual estuda. "Levo meia hora para vir para cá. Pego um ônibus até o Terminal de Santo André e, de lá, uso o transporte universitário", afirmou.

A facilidade de deslocamento, porém, não foi o único motivo que o fez optar pela UFABC. "Gosto da proposta de poder montar minha própria grade de estudo e adaptar as aulas às minhas possibilidades", garantiu.

 

Novos serviços facilitam a vida de universitários

 

 

Serviços como transporte e restaurante ajudam a atrair e facilitam a vida dos estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Segundo o Perfil Socioeconômico 2010, 71,62% dos alunos usam o ônibus gratuito da instituição. O Restaurante Universitário é utilizado por 72,48% dos estudantes. O valor diário gasto com alimentação é de, em média, R$ 6,47. A refeição teve proposta de reajuste de 8% para 2011, mas após reclamações, a reitoria conseguiu manter o preço.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional da UFABC, Alda Maria Napolitano Sanches, explicou que os resultados da pesquisa vão se transformar em ações em 2011. “Vamos criar uma equipe de trabalho para atender as demandas apontadas pelo mapeamento”, destacou.

Entre as ações que devem ser aprimoradas está a parceria com a Associação das Repúblicas da UFABC, mantida por alunos da instituição. A universidade não pretende construir alojamentos, mas lançará no próximo ano um site com informações sobre as repúblicas para auxiliar novos alunos.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;