Setecidades Titulo Prejuízos
Avenida dos Estados amanhece na lama
Bruna Gonçalves
Camila Galvez
Evandro De Mar
20/01/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


De vassoura e mangueira na mão, moradores do bairro Santa Terezinha e das proximidades da Avenida dos Estados, em Santo André, foram os responsáveis pela limpeza no dia seguinte após o temporal que parou o Grande ABC. O gerente de motel Nélio Domingues Gonçalves, 46 anos, enfrentava pela segunda vez em uma semana a lama que se acumulou na calçada. "Qualquer chuvinha e isso daqui enche", reclamou.

A dona de casa Maria Ercília Tavares, 50, sentiu-se dentro de um furacão quando o vento forte destelhou a casa onde ela vive há 11 anos. Nada sobrou. "O teto está cheio de goteiras e caindo. Não consegui salvar minhas coisas, corri para me proteger das telhas", garantiu. O cão de dona Maria, o pastor-alemão Lobo, viveu tudo ao lado da dona. Deitado no quintal e coberto de lama, na manhã de ontem ele mal se mexia.

Quem também passou por momentos de pânico durante o temporal foi o motorista Josimar José do Nascimento, 44. Ele e o amigo Sebastião dos Santos, 34, saíram do veículo com água no teto após ficarem presos no alagamento da avenida. "Aqui não tinha helicóptero para salvar a gente, não. Tivemos de nadar na água suja", disse Nascimento. "A correnteza só não levou a gente porque nos seguramos num poste", garantiu Santos. 

PREVENÇÃO
Desde as 15h30 de ontem, Santo André está em estado de atenção. Em três dias, choveu 117,2 milímetros na cidade, quando o esperado eram 100 milímetros.

O DST (Departamento de Segurança de Trânsito) monitorou o Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados, durante todo o dia de ontem. "Na iminência de alagamento, a ordem é fechar todos os acessos", assegurou Antonio Feitosa, encarregado de operações. No entanto, nenhuma intervenção foi necessária na avenida, pois a chuva foi fraca.

Além de monitorar o Tamanduateí, os funcionários do departamento tiveram de recuperar a operação de pelo menos 30 semáforos que tiveram suas placas de controle danificadas após queda de energia causada pela chuva.

Em São Caetano, agentes de trânsito da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) monitoravam o Ribeirão dos Meninos. A região da Avenida Guido Aliberti permanecia com lama e barro após o transbordamento do córrego.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;