Cultura & Lazer Titulo Exposição
Viagem resulta em exposição
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
11/10/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Revelar muito além dos pontos turísticos. Esse é o objetivo da mostra Entre Cochabamba e Machu Picchu, que abre hoje no Sesi Santo André. A visitação segue até o dia 29 e a entrada é franca.

A exposição fotográfica apresenta imagens registradas pelos amigos Marcelo Simioni Pontes e Christian Montagna em 2003, quando estiveram inesperadamente por 14 dias percorrendo roteiro entre a Bolívia e o Peru. "Não fizemos uma viagem pensando nas fotografias, mas acabou acontecendo", diz Pontes. "A todo momento parávamos para fazer registros das mais variadas coisas. A ideia de montar a mostra veio após vermos o material". O objetivo não é expor a conhecida imagem de tais países, mas sim escolher cenas que marcaram o caminho da dupla.

A aventura resultou em cerca de 3.000 fotos e eles tiveram o trabalho de selecionar apenas 18 para fazer parte do projeto. O acervo conta com obras coloridas e em preto e branco, fazendo com que a atração misture momentos mais alegres e vivos com situações que remetem a acontecimentos e locais mais sérios.

Segundo Pontes, a escolha do material expositivo teve como ponto destacar obras que pudessem caracterizar a jornada - na qual não tiveram qualquer tipo de luxo - como uma única ideia. "Trabalhamos para escolher fotos que representassem a viagem como um todo. Queríamos fugir do turismo e mostrar mais detalhes", explica.

Algumas características peculiares de certos lugares visitados chamam atenção no acervo. É o caso da grande mistura de raças e classes sociais existentes na Bolívia. O olhar diferenciado da dupla revela como essas diferenças interagem e formam os aspectos sócioculturais dos pontos visitados.

Entre Cochabamba e Machu Picchu - Exposição. De hoje até o dia 29, no Sesi Santo André - Praça Dr. Armando de Arruda Perreira, 100. Tel.: 4997-3177. Seg. a sex., das 9h às 18h; sáb., dom. e feriados, das 13h às 18h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;