Economia Titulo Telemarketing
Call center é oportunidade para entrada no mercado

No dia do operador, setor demonstra crescimento e melhora; previsão é para criação de 900 mil empregos diretos

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
04/07/2009 | 07:00
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Hoje comemora-se o dia do operador de telemarketing. A profissão tem sido a porta de entrada para o mercado de trabalho, principalmente para aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência profissional. Esse contingente, que reúne pessoas entre 18 e 24 anos, representa 45% desse mercado de trabalho, onde do total de atendentes, 74% possuem o 2º grau e 22% o curso superior.

Prova disso, é que este ano iniciou com, aproximadamente, 850 mil empregos diretos. Esse cenário é reflexo do crescimento médio de 10% ao ano em faturamento e também em geração de empregos, segundo dados da ABT (Associação Brasileira de Telesserviços).

O faturamento das empresas de call center no País (somente por parte das empresas do setor que operam como terceirizadas) foi de R$ 5,5 bilhões, de acordo com levantamento da ABT.

A previsão da ABT é de que até o deste ano o setor ultrapasse a marca de 900 mil empregos diretos. "Desde a privatização o setor vem se desenvolvendo e tem se fortalecido cada vez mais. Tanto que, no ano passado, os reflexos provocados pela crise econômica mundial não foram sentidos pelas empresas do setor. Ao contrário, as empresas tiveram inclusive que investir ainda mais nos negócios, para se adaptarem às novas regras do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)", comentou Jarbas Nogueira, presidente da associação.

Para o gerente nacional de relacionamento do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) Francisco Martins, da década de 80 (quando o serviço foi instaurado pelas instituições bancárias) até os dias de hoje os operadores têm conquistado respeito e espaço no mercado. "Atualmente esses profissionais conseguem traçar um plano de carreira dentro da empresa; o departamento de Recursos Humanos investe cada vez mais na profissionalização desses operadores. Além, é claro, de desenvolverem a escrita, a linguagem oral e a organização - elementos essenciais dentro de uma empresa", explicou.

Segundo ele, antes as pessoas tinham menores condições de crescerem na área. Isso mudou a partir do momento em que grandes empresas viram a importância de ter um canal direto com o consumidor. " A partir daí, o setor de serviços cresceu e a demanda por quem faça bem esse serviço, também. Há uma regulamentação, é uma profissão formal", disse Martins.

A Atento Brasil, empresa de Contact Center e terceirização de processos de negócios do Grupo Telefônica com duas filiais em São Bernardo e uma em São Caetano, emprega hoje na região 7.269 profissionais. A empresa admitiu proporcionar treinamento especializado e a possibilidade de desenvolvimento de carreira para manter seus funcionários e melhorar a cada dia os atendimentos. Por dia são registradas, cerca de oito milhões de contatos.

Empresa recruta 121 operadores em São Bernardo

Aqueles que procuram um posto de trabalho na região podem se inscrever para as 121 vagas oferecidas pela Atento Brasil, na unidade de São Bernardo.

A função é destinada a teleoperador. Para ocupar o posto de trabalho a companhia exige que o candidato tenha idade mínima de 18 anos, segundo grau completo, bom vocabulário, fluência verbal, boa dicção, bom relacionamento interpessoal e dinamismo. Além disso, é preciso ter bons conhecimentos de informática e digitação.

BENEFÍCIOS - A Atento Brasil oferece ao contratado assistência médica, vale-refeição, seguro de vida, vale-transporte, convênio com faculdades e oportunidade de crescimento.

A remuneração varia de acordo com o cliente/carga horária. Todas as vagas estão disponíveis também para pessoas com algum tipo de deficiência.

INSCRIÇÕES - Os interessados para o cargo de teleoperador devem enviar os currículos por e-mail para o atentosbc@atento.com.br.

A empresa não estipula uma data limite para o envio, porém as vagas serão preenchidas de acordo com a demanda.




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