Esportes Titulo Circuito
Filha leva mãe para comemorar seu dia correndo em Rio Grande da Serra

Antes do almoço em família, Melina e Sueli vão encarra os dez quilômetros da etapa do Circuito regional

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
09/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A prova de Rio Grande da Serra, que marca a segunda etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, domingo, será especial para muitos competidores, em especial para Melina Canassa Domingues, 27 anos, que terá o prazer de correr ao lado de mãe, Sueli Licurgo Canassa, 50, exatamente no dia dela. Companheiras de treinos há um ano, a dupla vem rompendo barreiras e superando limites quando o assunto é prova pedestre.

Sueli foi quem ensinou Melina a andar, mas agora é a filha quem ajuda a mãe a correr. “Levava vida sedentária e me interessei por grupo de corrida do CEU (Centro Educacional Unificado) Rosa da China (localizado na divisa de Santo André e São Paulo). Fui, conheci, me inscrevi e arrastei a minha mãe para fazer as aulas comigo”, conta Melina. “Começamos do zero e em três meses fizemos a primeira prova, que foram os cinco quilômetros da etapa de Mauá do Circuito regional (2013). Depois fizemos uma prova de seis e, em outubro, nos arriscamos pela primeira vez nos dez quilômetros.”

Melina e Sueli já estão garantidas nas sete etapas que compõem o Circuito 2014 nos dez quilômetros. “Compramos o pacote para o ano todo. É uma prova muito boa. Fizemos a primeira, em Diadema, e vivemos a expectativa pela de Rio Grande. Estamos motivadas com os resultados que estamos conseguindo”, ressalta Melina, que não se refere apenas aos tempos das provas. “Perdi 20 quilos e mudei completamente de vida com a corrida. Hoje faço questão de sair nas fotos, viajar sem ter vergonha, além de ganhar saúde e disposição. Acordo cedo para correr sem reclamar, porque sei que o esforço vale muito a pena. Virou um vício.”

Melina diz que a escolha pelo esporte fez com que abrisse mão de algumas coisas. “Quando vou correr no domingo, o sábado passa a ser sagrado. Às vezes as amigas querem sair para balada, ou ir em casa, mas recuso para descansar. Consegui até arrastar o meu marido para as corridas e ele já emagreceu dez quilos”, comenta.

Treinar ao lado da filha aumenta a motivação, segundo Sueli. “Uma dá força para a outra. Quando uma falta ao treino a outra sente bastante. É gostoso fazer atividade física assim”, afirma a mãe, que já não consegue mais acompanhar o ritmo da filha. “Largamos juntas, mas, em determinado momento, ela vai na frente e termina uns quatro minutos na minha frente.”

Nem no Dia das Mães Melina pretende aliviar. “Nossa pretensão é baixar nossas marcas. Você passa a competir contra você mesmo, contra seu último tempo, isso que me faz ir mais rápido”, conta ela, que espera estender a comemoração da data para depois da prova, em almoço em família, mas com cardápio light, evidentemente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;