Memória Titulo
Som alpino toma conta do Cacilda Becker

O 2º Encontro de Corais de Língua Italiana, sábado retrasado, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, foi um sucesso

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O 2º Encontro de Corais de Língua Italiana, sábado retrasado, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, foi um sucesso, informam seus organizadores. "Estamos muito contentes com o sucesso total desse evento. Lotação plena do teatro e mais todo o saguão onde foram colocados telão e cadeiras para acomodar os excedentes", acrescenta o casal Giselda e Wilson Vertematti.

Participaram seis corais. Eles foram fotografados, a pedido desta página Memória. A tarefa coube a Ana Maria Lotto, esposa de Marco Antonio da Silva, o Quico, velho amigo e pesquisador da Memória. Hoje as fotos de três corais e seus dados sintetizados, começando pelo Bicchieri D'Oro, organizador dos encontros de corais italianos em São Bernardo.

BICCHIERI D'ORO. Regente: Simone Strublic. Criado em 1983 com o objetivo de manter a tradição musical trazida pelos imigrantes italianos do Norte da Itália, principalmente das regiões do Veneto e Toscana. Faz parte do Círculo Italiano de Toscana de Riacho Grande, em São Bernardo.

O repertório é formado por canções alpinas, com músicas militares e religiosas, mas há também sucessos mais contemporâneos. O coral se apresenta dentro e fora de São Bernardo. Já esteve em Maróstica, cidade italiana irmã de São Bernardo. É presença certa na Festa de São Bartolomeu, no último domingo de agosto em Riacho Grande. Participa também de missas italianas e sessões solenes da comunidade na Câmara Municipal. Já lançou seu primeiro CD.

CANTO A CAPELLA. Cidade: Jarinu. Criado e fundado pelo maestro Jederson Machado, em 2006. Objetivo: difundir a cultura italiana e suas belas canções e o modo de ser do seu povo. Faz pesquisas e busca entender o porquê de os italianos brasileiros serem diferenciados em relação aos italianos que não emigraram.

Interpreta músicas que trazem lembranças do Norte e do Sul italianos, com trechos de óperas e canções modernas. Apresenta-se em parceria com o Grupo Folklorístico Stella Bianca, unindo música e dança. Já se apresentou no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Faz parte do Circuito das Frutas do Estado de São Paulo.

CORO CÀNEVA. Cidade: Piracicaba. Regente: Jânea Falcão. O nome significa "cantina". Fundação: 2002. Composto por vozes masculinas.

O grupo é ramificado do coro Stella Alpina, inclusive com vários cantores em comum. A sede é a mesma para os dois, mas as atividades são separadas. O primeiro CD foi lançado em 2008: Na volta gh'era (Era uma vez...). com 16 músicas de montanha. Os temas são os mais comuns entre os alpinos: cantos de guerra, de amores mal-resolvidos e divertimentos da vida cotidiana.

NEWS SELLER
Domingo, 12 de julho de 1959 - Nº 62

Manchete - Serviço Secreto do Exército em ação: graves irregularidades se verificam em Santo André

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 12 de julho de 1979

Manchete - Governo decide reduzir importação de petróleo

Internacional - Skylab cai sem fazer estragos.

São Paulo - Reynaldo de Barros assume Prefeitura de São Paulo.

Especial - Começa fabricação de motor a álcool, com reportagem de Cloves Geraldo (1ª de uma série).

Futebol - Pela Divisão Intermediária: ontem, no Baetão, Aliança 6, Esportiva de Guaratinguetá 1; no Lauro Gomes (Anacleto Campanella), Saad 3, Ginásio Pinhalense 1.

ALMANAQUE
Antonio Pezzolo
Nascimento: Santo André, 12 de julho de 1914.
Vereador: 1952 a 1955.
Vice-prefeito: 1956 a 1959; 1969 a 1973.
Prefeito: 1973 a 1977.
Partido: PSP (vereador e vice-prefeito) e Arena (quando prefeito)
Falecimento: Santo André, 21 de março de 1995.
Funcionário público. Começou como escriturário na Prefeitura de Santo André em 1933. Chegou a consultor de entidades como a Cetesb. Em sua gestão de prefeito destacou-se na preservação de espaços ambientais como o Parque Prefeito Celso Daniel e o do Pedroso. Foi o criador da Cicpaa (Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar), origem da Cetesb.

Isidoro Dias Brunoro
Nascimento: Santo André, 12 de julho de 1924.
Vereador: 1962.
Partido: PDC.
Um dos fundadores e presidente por seis anos da Sociedade Amigos local. Também pertenceu ao Príncipe de Gales FC. Sócio da Viação Príncipe de Gales entre 1943 e 1965.

EM 12 DE JULHO DE...
1949 - Ribeirão Pires Futebol Clube comemora, em sua sede, o título invicto de campeão de Santo André.

1969 - Prefeitos do Grande ABC se reúnem em Ribeirão Pires e apoiam elevação da cidade a Estância Turística.

HOJE
Dia do Engenheiro Florestal.

SANTOS DO DIA
Epifânia, João Gualberto, João Jones e João Wall.

Quermesse no Rudge
A 80ª quermesse de Rudge Ramos chega ao fim neste domingo. Dentro das possibilidades, Memória abriu espaço ao acervo da matriz do bairro, o velho Meninos, um dos mais antigos do Grande ABC. Alex Hessel Maganha, da Comissão de Festas, nos assessorou, enviando imagens preciosas como a de hoje.

Aqui, o cartaz da quermesse do Rudge Ramos em 1986. A igreja de São João Batista já tem, além da torre lateral, a imagem do padroeiro na fachada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;