Internacional Titulo
UE se reúne com os grupos de San José e do Rio
Por Do Diário do Grande ABC
21/02/2000 | 13:36
Compartilhar notícia


Chanceleres latino-americanos e altos representantes da Uniao Européia iniciaram nesta segunda-feira, em Vilamoura, uma série de encontros regionais para dar continuidade às discussoes políticas e econômicas que começaram em junho de 1999, no Rio de Janeiro.

As reunioes de Vilamoura (250 km ao Sul de Lisboa) acontecem ao mesmo tempo em que o chamado Grupo de San José celebra seu 16º encontro, e Grupo do Rio, sua 9ª ediçao. O Grupo de San José é formado por Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá. Os colaboradores sao: México, Colômbia e Venezuela e os observadores, Belize e República Dominicana.

Fundado em 1984, em plena época de conflitos armados na América Central e constante ameaça de intervençao americano. Logo se converteu em principal fórum de cooperaçao entre a Europa e esta sub-regiao. Trata-se de uma das primeiras iniciativas conjuntas em política exterior da Uniao Européia.

Além dos problemas políticos, o fórum passou a se concentrar em assuntos de interesse econômico. Entre os temas a serem discutidos em Vilamoura estao os conflitos fronteiriços, a integraçao regional, o combate ao narcotráfico, a consolidaçao do Estado de Direito e a transparência institucional, informou a presidência portuguesa da Uniao Européia.

O Grupo do Rio é formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Os observadores sao: América Central e um país caribenho (rotativo).

Criado a partir da Declaraçao do Rio, em 18 de dezembro de 1986. A crise na América Central e a dívida externa da América do Sul foram temas que dominaram os primeiros encontros do fórum. Após a reuniao de cúpula Uniao Européia/América Latina, em junho de 1999, se tornou o principal fórum de negociaçoes entre as duas zonas comerciais e políticas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;