Internacional Titulo
Congressista nega ajuda de Escobar em campanha de Fujimori
Do Diário do Grande ABC
12/11/2000 | 18:28
Compartilhar notícia


A primeira vice-presidente do congresso do Peru, Luz Salgado, rechaçou este domingo a notícia de que o falecido narcotraficante colombiano Pablo Escobar entregou US$ 1 milhao ao ex-assessor presidencial Vladimiro Montesinos, para financiar a primeira campanha do presidente Alberto Fujimori em 1990.

``Essa campanha de 90 foi a mais austera, a mais franciscana', disse Salgado que acompanhou Fujimori nessa campanha. Ela notou que em 1987 quando, segundo a notícia procedente da Colômbia, Montesinos esteve numa fazenda de Pablo Escobar ``nem sequer se pensava que Fujimori ia se apresentar como candidato'.

No entanto, assinalou que nao podia descartar que Montesinos (atualmente foragido) tenha recebido dinheiro ``e simplesmente fez crer que era para a campanha de Fujimori', observando que ninguém durante a primeira campanha eleitoral de 1990 pensava em Fujimori como presidente.

Ela disse que provavelmente o dinheiro que teria recebido Montesinos ``era para outro candidato'. Aludia ao escritor Mario Vargas Llosa, que foi derrotado por Fujimori.

Roberto Escobar, irmao do falecido chefao do cartel de Medellín, disse à revista Cambio de Bogotá que ``quando Fujimori estava na primeira campanha para presidente, no final de 1989, meu irmao Pablo deu um dinheiro para essa campanha. Foi US$ 1 milhao, mais ou menos, que entregou em dinheiro ao senhor Montesinos'.

Escobar, além do mais, afirmou que ``Fujimori disse a Pablo que se chegasse à presidência gostaria que ele colaborasse no que estivesse ao seu alcance', segundo a entrevista concedida por telefone a Cambio de uma clínica onde está internado, explicou o semanário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;