Cíntia Bortotto Titulo
Como anda seu capital de relacionamento?

Interação alavanca volume de oportunidades

Por Cíntia Bortotto
12/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Ser uma pessoa bem relacionada pode ajudar e muito a sua carreira, tanto no que diz respeito a encontrar um novo emprego, quanto a melhorar o trabalho em que você já está. Buscar bons relacionamentos com colegas, superiores e subordinados pode ajudá-lo, pois, certamente, você terá mais informações e eventualmente mais oportunidades.Mas, afinal, como fazer para que as pessoas saibam o que você faz e conheçam suas competências? Dividi esta questão sob três aspectos:

1. Pessoas que não trabalham com você

O primeiro passo é falar sobre isso, sobre seus interesses, seus feitos e desejos profissionais futuros. Fale, mostre seus resultados entregues, sem petulância, mas demonstrando por meio de números os seus feitos;

2. Pessoas que trabalham com você

Suas competências serão percebidas. Você pode fomentar isto através de objetividade e boa comunicação;

3. A organização

Para que você tenha exposição na organização e demonstre que é competente, é preciso ocupar alguns espaços. E quais seriam? Projetos que tenham visibilidade, ou pelo investimento envolvido, ou pela magnitude, escopo, inovação. Busque envolvimento em projetos grandes, multiculturais, internacionais, com grande carga inovadora para o negócio.

E não pense nunca em diminuir alguém em sua rede de relacionamentos. Costumo dizer que o estagiário de hoje pode ser seu chefe amanhã, portanto, respeito e bom relacionamento não têm de ser maior ou menor de acordo com a hierarquia. Ter bom relacionamento em todos os níveis faz com que você tenha uma imagem melhor.

Busque criar vínculos, sendo sincero e demonstrando quem você é. Isso ajuda o outro também se abrir. Daí, virão processos de identificação e, depois disso, mais vontade de compartilhar e enfim, vínculo formado. Não é algo que você possa controlar totalmente, até porque é um processo que ocorre naturalmente, mas que ajuda na aproximação. Aconselho que você não faça isto com todos ao mesmo tempo, dedique-se às relações eleitas. Para você conhecer e se deixar conhecer é preciso tempo e conversas, por isso, tentar fazer isso com todos ao mesmo tempo provavelmente favorecerá relações rasas.

Outro ponto que ajuda na melhoria de sua rede de relacionamentos é a simpatia. As pessoas tendem a se aproximar de quem é simpático, o que inclui o sorriso. Dá mais vontade de conversar com quem sorri. O sorriso e a boa educação chamam as pessoas para conversas, para um cafezinho, ou até uma paradinha na mesa de trabalho do colega, mesmo com um dia corrido. Portanto, pense: você tem sorrido? Tem se mostrado aberto a receber as pessoas, dedica um tempo do seu dia para conversar com os outros? Estas são perguntas que ajudam a diagnosticar o quanto você tem fomentado seu capital de relacionamento.

AMPLIE SUA REDE - Abaixo seguem algumas dicas para melhorar seu relacionamento interpessoal:

1.Pratique a empatia. Colocar-se no lugar do outro ajuda você a humanizar a relação e ser mais próximo;

2.Sorria, isto fará com que as pessoas se aproximem de você;

3.Reserve um tempo por dia para conversar, ir às mesas ou ao local de trabalho de outras pessoas;

4.Fale de você, não só no aspecto profissional, mas no pessoal também: valores, crenças, vivências em comum ajudam no processo de identificação. Falar de você abre uma porta para que o outro fale dele;

5.Não julgue, quanto menos julgamento mais saudáveis e possíveis são as relações. Tente pensar que a pessoa sempre tem uma intenção genuína e boa por trás de cada ação. Isso fará com que você tenha mais abertura e menos críticas.

E A INSEGURANÇA? - Não dá para afirmar totalmente que sua insegurança vai te atrapalhar. Antes, teremos de saber em relação a quê você se sente inseguro. Se você desempenha bem sua função, você tem uma segurança mínima para fazer bem seu trabalho. Se a insegurança vem quando algo muda, o que é comum, certamente, se você não mudar de estado rapidamente, isto poderá lhe trazer prejuízo em termos de performance. A insegurança tem o aspecto positivo, porque você está sempre buscando fazer melhor, mas por outro lado pode lhe paralisar, o que é negativo. Portanto, uma dose de insegurança pode até ser considerada saudável, mas o excesso dela não é positivo.

Invista em seu capital de relacionamento sendo simpático e demonstrando humildade. Este será um importante aliado em sua jornada. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;