Nacional Titulo
Chuvas em BH deixam mais de 300 desabrigados
Por Do Diário do Grande ABC
24/12/1999 | 13:02
Compartilhar notícia


A populaçao da regiao metropolitana de Belo Horizonte contabilizou nesta sexta-feira os prejuízos causados pelo temporal que, na tarde de quinta-feira, castigou a cidade durante 40 minutos.

Mais de 300 pessoas estao desabrigadas e, segundo números da coordenadoria de Defesa Civil, ainda há riscos de desabamento em diversas áreas da capital. O problema se agravou porque a chuva, apesar de menos intensa, continuou durante toda a madrugada e manha desta sexta.

O governador Itamar Franco, após reunir-se com o comando da Polícia Militar e da Defesa Civil, colocou todo o aparato à disposiçao para prestar socorro ás vítimas. O Corpo de Bombeiros continuou a receber muitas chamadas durante todo o dia. Arvores que caíram durante a chuva tinham que ser retiradas e a remoçao da lama que invadiu ruas e avenidas exigiu a ajuda de moradores. Os engarrafamentos continuaram nas regioes mais atingidas e que sofreram inundaçoes.

No final da manha, o prefeito Célio de Castro visitou o Bairro Ipiranga, zona leste de Belo Horizonte, a regiao mais afetada pela tempestade. Juntamente com técnicos da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Célio de Castro procurou identificar os motivos que levaram o córrego Cachoeirinha a transbordar.

Em entrevista na semana do aniversário de Belo Horizonte - 12 de dezembro - o prefeito garantira que a capital estava preparada para as chuvas de verao devido a diversas obras de drenagem realizadas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está promovendo a campanha BH Solidária, com o objetivo de arrecadar donativos para as vítimas da chuva.

Os desabrigados estao alojados em escolas e abrigos da capital. Mais de 350 funcionários da prefeitura estao envolvidos na operaçao para minimizar os efeitos da temporal. O fornecimento de energia elétrica, cujo corte afetou 40 mil pessoas, foi regularizada com o trabalho de setenta equipes da Cemig.

Foram confirmadas apenas as três mortes registradas durante a chuva, todas na regiao Nordeste. A estudante Érica Rodrigues, 15 anos, arrastada pela enxurrada, foi socorrida com vida, mas morreu ao chegar ao Hospital Sao Francisco. Em uma favela próxima, Élcio Braz, 52, morreu afogado dentro de seu barracao, enquanto sua filha, Gislene, 8 anos, foi levada pela força das águas.

Pelas mediçoes do Instituto Nacional de Meteorologia, apenas durante os 10 primeiros minutos da tempestade de quinta-feira, o índice pluviométrico chegou a 52 mm, quantidade prevista para três dias de chuva. Com a expectativa da ocorrência de mais pancadas nos próximos dias, a Defesa Civil vem alertando a populaçao sobre as precauçoes a serem tomadas. Abandonar os carros em caso de inundaçao e deixar as casas localizadas em áreas com risco de desabamento sao as principais orientaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;