Cultura & Lazer Titulo
Documentário 'Botín de Guerra' reestréia em S.Paulo
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
04/05/2003 | 18:53
Compartilhar notícia


Condicionada à reflexão sobre sua história política, a arte argentina não deixa a desejar na sua seção audiovisual. A reestréia do documentário Botín de Guerra na sala 9 do Unibanco Arteplex, em São Paulo, vem alinhada à estréia de Kamchatka, dirigido pelo mesmo Marcelo Piñeyro de Cinzas do Paraíso e Plata Quemada. E fica emparelhada aos dois grandes filmes platinos da década de 80: o oscarizado A História Oficial, de Luis Puenzo, e o musical impressionista Tangos – O Exílio de Gardel, de um Fernando Solanas em plena forma. Todos os quatro apontam para uma Argentina amaldiçoada depois de quase oito anos de ditadura militar (1976-1983).

Botín não metaforiza como seus pares. Vai direto à questão, pois, afinal, é um documentário. David Blaustein, o diretor, adere a uma certa subjetividade ao abordar o impacto das prisões e desaparecimentos políticos não só sobre as vítimas diretas de tais arbitrariedades, mas sobre seus familiares.

É representativo então que Blaustein tenha como cúmplices na jornada humanista um grupo auto-intitulado Avós da Praça de Maio, uma ramificação das famosas Mães da Praça de Maio. Uma fama que não lhes é querida, que lhes foi outorgada.

Essas avós até hoje choram pelos netos desaparecidos, filhos de prisioneiros que foram adotados por outras famílias que elas desconhecem. São elas credores de um débito absurdamente alto: alguns cálculos de entidades e organizações não-governamentais dão como 30 mil o número de pessoas que sumiram do mapa durante o regime Videla-Galtieri. Dezenas de milhares sumidos, mas não esquecidos, garantem as vovós militantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;