Nacional Titulo
Animais morrem envenenados em zoológico de Brasília
Por
17/02/2004 | 01:36
Compartilhar notícia


Em menos de um mês dois cangurus do pescoço vermelho morreram no Zoológico de Brasília. Um primeiro laudo detectou nas vísceras dos animais uma substância presente em veneno de rato. Mas o diretor do zôo, Raul Gonzalez, pediu novos exames, pois considerou o resultado inicial incompleto e desconfia de outras causas para as mortes.

Gonzalez questiona o primeiro laudo por falta de informação sobre a quantidade da substância suspeita encontrada no organismo dos cangurus. No início do ano eles passaram por exames de urina e hemogramas e nada apresentaram. Mas o diretor afirma que uma bactéria pode ser fulminante até para estes animais, cuja expectativa de vida é de 14 anos.

O canguru que morreu em 9 de janeiro tinha cinco anos e o outro, morto no dia 5, três."São casos isolados", diz Gonzalez, ao descartar qualquer comparação entre as mortes destes animais em Brasília com as ocorridas no Zoológico de São Paulo.

Punição - Se houver mesmo uma pessoa responsável pela morte dos 13 animais do Zoológico de São Paulo, ela pode nem ir para a cadeia, caso seja condenada pelos crimes, segundo especialistas.

A legislação é leve demais nesses casos. Pela Lei 9.605, de 1998, a Lei dos Crimes Ambientais, a pena para "atos de abuso, maus-tratos, ferimentos ou mutilações" em animais é de "3 meses a 1 ano" de prisão. Caso ocorra morte, a pena pode ser aumentada, chegando a 1 ano e 4 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;