Setecidades Titulo Abandono
Moradores de rua invadem
antigo PS em S.Bernardo

Unidade do Riacho Grande foi desativada em dezembro de
2010; segundo a vizinhança, dez pessoas moram no local

Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
05/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O antigo Pronto-Socorro do Riacho Grande, em São Bernardo, que está desativado desde a inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro, em dezembro de 2010, se transformou em abrigo para moradores de rua. Segundo a vizinhança, dez pessoas utilizam o local como moradia desde que o espaço deixou de atender pacientes. Na área, também funcionava o Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

"À noite é muito perigoso. Fica tudo escuro e cheio de mendigos. Ficamos preocupados porque não sabemos o que essa gente faz ali dentro. São pessoas estranhas. Pode até ser que não façam nada, mas ficamos desconfiados", Vanessa Matias, 29 anos, comerciante.

Ontem, a equipe do Diário constatou que o interior do prédio está completamente abandonado. Materiais médicos estão jogados no chão, como seringas, luvas e gases. Em uma das salas, prontuários estão espalhados. Carteiras de identidade foram encontradas. Restos de comidas e roupas velhas são deixados ao redor do imóvel. "Durante o dia, eles saem atrás de alimento", relatou a comerciante Alexandra Alves, 31.

Após a inauguração da UPA, o espaço foi utilizado provisoriamente para atender pacientes da UBS (Unidade Básica de Saúde) Finco, que passava por obras de reforma e ampliação. Este período durou cerca de oito meses e foi encerrado em agosto, com a entrega da unidade reformada. Desde então, o prédio está desocupado e serve como depósito de materiais de outras unidades de Saúde do município.

A Prefeitura informou que, em março, registrou queixa policial devido à invasão do imóvel. Agora, ao ser comunicada dessa mais recente ocupação, irá tomar as providências para impedir a entrada de estranhos ao local. Segundo a administração municipal, o local passará por obras e irá receber a nova sede da UBS Riacho Grande. A intenção é iniciar os trabalhos no segundo semestre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;