Política Titulo
CPI do Banestado ouve ex-diretores do Banco Central
Do Diário OnLine
Com Agência Senado
18/08/2003 | 09:52
Compartilhar notícia


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista do Banestado ouve nesta segunda-feira à tarde os depoimento dos ex-diretores de Fiscalização do Banco Central Cláudio Ness Mauch e Tereza Grossi. Também devem depor nesta semana Nicéa Camargo, ex-mulher do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, e Jayme Canet, ex-governador do Paraná.

A CPI, presidida pelo senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), investiga a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5, destinadas a brasileiros que residem no exterior e empresas com sede no exterior. Mauch e Grossi eram os responsáveis pela fiscalização dessas remessas.

A comissão foi criada para apurar as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil, que teriam sido enviadas para o Banestado, com sede em Nova York, e depois remetidas para os chamados paraísos fiscais, em razão de denúncias veiculadas pela imprensa, reveladas pela operação macuco, realizada pela Polícia Federal. Parte das evasões, conforme vem apurando a CPI, foi feita pelo Banco Araucária, no Paraná. A evasão teria sido feita entre 1996 e 2002 e deve envolver entre 100 e 200 pessoas, segundo depoimentos feitos na CPI.

O Ministério Público Federal denunciou, ao todo, 194 pessoas pelo envolvimento no processo. Foram denunciados agentes de instituições financeiras nacionais e estrangeiras, entre eles o do ex-governador do Paraná, Jayme Canet Júnior, e o ex-presidente do Banestado, Domingos Tarço Murta Ramalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;