Internacional Titulo
Dirigente da Otan vai ao Oriente Médio mediar a crise
Por Do Diário do Grande ABC
10/10/2000 | 09:41
Compartilhar notícia


A Uniao Européia exortou nesta terça-feira Israel e os palestinos a pôr fim aos dias de violência e a retornar à mesa de negociaçoes. Além disso, resolveu enviar seu principal representante militar à regiao.

Javier Solana, secretário-geral da Otan, viajará nesta terça-feira ou nesta quarta-feira. Ele visitará o Líbano e a Síria, com o propósito de ajudar a entrega de três soldados israelenses prisioneiros dos guerrilheiros libaneses, e se reunirá com os líderes israelenses e palestinos, adiantou o chanceler francês, Hubert Vedrine.

Os ministros europeus, em reuniao realizada em Luxemburgo, exortaram o primeiro-ministro israelense Ehud Barak a se dirigir diretamente ao povo palestino e que solicite ao líder palestino que fale aos israelenses.

Os chanceleres europeus emitiram uma declaraçao em que pedem às partes para realizar um apelo coordenado à calma, em um esforço para colocar um fim nos dias seguidos de violência em Israel, Cisjordânia e na Faixa de Gaza, em que já morreram 80 pessoas.

``A Uniao Européia está convencida de que para os dois povos nao existe outra via que nao seja retomar, de imediato, as conversaçoes de paz, nas quais os israelenses e os palestinos... já ultrapassaram alguns obstáculos que até entao pareciam impossíveis de ser superados', destacou o texto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;