Política Titulo
Lula promete levar ministros para 'conhecer a fome'
Por Do Diário OnLine
24/10/2002 | 00:54
Compartilhar notícia


O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pode não ter formado o Ministério que vai auxiliá-lo no caso da vitória nas eleições, mas já anunciou, nesta quarta-feira, qual será a primeira medida para seu gabinete. "Vou colocar os ministros num avião e levá-los para ver a fome no semi-árido nordestino", afirmou o petista, em comício na capital do Ceará.

O dia de campanha do presidenciável petista começou em Fortaleza. Pela manhã, Lula participou de uma caminhada com cerca de 70 mil pessoas pelo centro da cidade e fez um comício ao lado do candidato do PT ao governo do Ceará, José Airton, na praça do Ferreira. Suado por causa de uma tumultuada caminhada debaixo de sol a pino, Lula falou sobre suas expectativas para a Presidência da República. "Não sei se vou poder fazer tudo o que tenho na cabeça. Primeiro, vou começar fazendo o necessário. Depois, farei o possível. E quando a gente menos esperar eu estarei fazendo o impossível."

"Não vamos fazer milagres, mas vamos fazer as coisas com a participação da sociedade", afirmou. "Faltam apenas quatro dias para que a gente consiga concretizar o sonho que muitos carregam há 22 anos. Sei que não posso falhar e sei que não posso trair o sonho dos milhões de brasileiros que estão comigo."

No Ceará, José Airton disputa o 2º turno contra Lúcio Alcântara (PSDB), que é apoiado pelo ex-presidenciável Ciro Gomes (PPS) – agora aliado de Lula na disputa federal. Por inspiração de Ciro, comitês suprapartidários vinham promovendo campanhas da chapa 'Lu-Lu '. Mas o petista, no palanque com seu colega, fez questão de pedir votos para Airton e destacou a importância de um presidente contar com governadores de seu partido.

"É importante fazer a dobradinha aqui no Ceará. São muitos anos de governo da mesma turma", afirmou Lula, alfinetando o tucano Tasso Jereissati, ex-governador e aliado próximo de Ciro Gomes.

Depois de Fortaleza, Lula partiu para Dourados (MS), onde fez campanha ao lado do governador Zeca do PT, que disputa o 2º turno da eleição estadual. Em novo comício, após uma carreata pelo centro da cidade, o candidato mostrou cautela com relação ao resultado das pesquisas e ressaltou que ainda não está eleito. "Primeiro, vamos ganhar as eleições", destacou.

O petista prometeu, se eleito, cuidar do Brasil como se fosse um "filho".

No aeroporto de Dourados, logo que chegou ao Mato Grosso do Sul, Lula rechaçou especulações sobre seu possível Ministério, mas adiantou que o gabinete também pode ser composto por gente que não está no PT. "Nós temos aliados, queremos trabalhar junto com aliados. Há pessoas excepcionais que não participaram do processo eleitoral e que podem participar do governo. Mas obviamente que eu não ganhei nada ainda", explicou.

A agenda de campanha de Lula nesta quarta-feira terminou em Florianópolis, Santa Catarina – onde o petista conseguiu sua maior votação proporcional no 1º turno. Santa Catarina também é um local em que Lula tem o PMDB, do candidato Luiz Henrique da Silveira, como seu aliado. Na disputa estadual, Luiz Henrique da Silveira enfrenta o pepebista Esperidião Amin.

Com quase três horas de atraso, acumuladas nas viagens a Fortaleza e Dourados, Lula subiu ao palanque por volta das 23h e se disse amplamente preparado para assumir a Presidência. O comício de Lula em Santa Catarina foi o último de sua campanha. A partir desta quinta-feira, o petista concentra sua agenda no eixo São Paulo-Rio, com gravação de programas eleitorais, entrevistas e preparação para o debate de sexta-feira, na TV Globo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;