Nacional Titulo
PF deflagra Grandes Lagos e prende 50 por sonegação
06/10/2006 | 00:24
Compartilhar notícia


Cerca de 700 policiais federais começaram quinta-feira a desmontar um esquema de sonegação fiscal que atua há pelo menos 15 anos. Com o nome de Operação Grandes Lagos, a ação objetiva prender os participantes de um esquema de estelionato e sonegação fiscal em frigoríficos de várias partes do país, principalmente nos municípios de Jales, Fernandópolis e São José do Rio Preto, em São Paulo.

Segundo a PF (Polícia Federal), os agentes têm 109 mandatos de prisão a cumprir também em Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Cerca de 50 pessoas foram presas.

Segundo a PF, a organização criminosa é composta por 159 empresas, incluindo filiais, e 173 pessoas já identificadas.

As funções de cada um no grupo se dividem em categorias como os ‘cabeças’, os ‘laranjas’, os ‘gerentes’, os servidores públicos e os ‘taxistas’.

As investigações foram iniciadas a partir de denúncias de megaesquema de sonegação fiscal cometido por grupo que atuaria desde 1991 em cidades da região de São José do Rio Preto.

Nem as firmas nem seus sócios possuíam qualquer patrimônio em seu nome para honrá-las, indícios de que as pessoas que constavam do quadro societário eram apenas ‘laranjas’. A situação deixa claro que as companhias fiscalizadas haviam sido constituídas com a única finalidade de sonegar tributos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;