Memória Titulo
Diário Online abre espaço ao movimento sindical

Na semana da morte do líder sindical Philadelpho Braz (1926-2009), o Diário Online coloca no ar uma entrevista com Cícero Martinha, presidente...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Na semana da morte do líder sindical Philadelpho Braz (1926-2009), o Diário Online coloca no ar uma entrevista com Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. O entrevistado formaliza a entrega à Memória de um DVD com 1.500 fotografias em alta resolução que contam a história do sindicato e do movimento sindical brasileiro, desde os tempos do anarco-sindicalismo, do final do século 19, quando se acentua a chegada de imigrantes europeus ao Brasil.

As fotos e demais documentos reproduzidos - como jornais, cartazes, panfletos e escrituras - pertencem ao acervo do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Foram reunidos por José Carlos de Souza (Tijolinho) com a orientação de Philadelpho Braz, que disponibilizou o seu próprio acervo.

Quando a entrevista foi feita, em 7 de outubro, Philadelpho já estava muito doente. Ele é citado com carinho por Cícero Martinha, que lembra de outros nomes da história do sindicalismo do Grande ABC, desde Constantino Castellani, jovem tecelão assassinado numa passeata realizada em 1919 na Rua Coronel Oliveira Lima, até lideranças como Marcos Andreotti, Miguel Guillen, Armando Mazzo, Carmem Savietto, Rolando Frati, Alberto Zamignani e Euclides Savietto.

Durante a entrevista, são mostradas quase 30 fotos. Cada uma delas é comentada por Martinha. Há no meio sindical, não só entre os metalúrgicos, uma preocupação permanente com o passado. Isso fica claro com Martinha, que fala com familiaridade sobre antigas lideranças. Mais do que no meio político, os sindicalistas da nova geração revelam sempre um respeito pelos seus antecessores, sem os quais a região não caminharia até a posição atual.

A entrevista do Martinha é, então, uma demonstração pública deste respeito e uma homenagem a Philadelpho e outras lideranças que partiram deixando um exemplo.

MEMÓRIA NA INTERNET - Programa 23: o movimento sindical. Entrevistado: Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá. Editor do DIÁRIO ONLINE, Marcelo Ruiz; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br ; depois, clique VIDEO e GRANDE ABC MEMÓRIA

AMANHÃ EM MEMÓRIA

Uma missa celebrada em 1º de maio de 1938 na igreja do Carmo, em Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 20 de novembro de 1979

Santo André - Fiéis lotam igreja de Vila Linda na inauguração; dom Cláudio Hummes, bispo diocesano, exalta a colaboração da comunidade nas obras da nova igreja.

São Caetano - Senai inicia I Semana Tecnológica da Cerâmica.

Trabalho - Sociólogo Brás de Araújo defende em São Caetano a criação da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Editorial - Semana decisiva ampara a reforma partidária.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Delfim (Neto, ministro) dominará a semana econômica.

Futebol - Pelo quadrangular final da Intermediária: domingo, em Guaratinguetá, Esportiva 0, Santo André 2, gols de Da Silva; Taubaté 0, São José 0, em Taubaté.

TV - Hebe Camargo retorna após quatro anos.

Polícia - Em Diadema, mata padrasto que espancou a mãe.

Um livro

"Dietário dos escravos de São Bento". Autor: Luiz Gonzaga Piratininga Júnior. Conta a história dos negros escravos nas fazendas dos beneditinos de São Bernardo e São Caetano. Edição: Hucitec; PMSCS. Ano: 1991.

EM 20 DE NOVEMBRO DE...

1959 - ONU aprova a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

MUNICÍPIO PAULISTA

Auriflama, separado de General Salgado em 1954. O nome homenageia Áurea, filha do fundador, Antonio Joaquim de Moura Andrade.

HOJE

Dia Nacional da Consciência Negra, Dia de Zumbi dos Palmares, morto em 1694, Dia do Biomédico, Dia Mundial dos Direitos da Criança, Dia do Datiloscopista, Dia do Auditor Interno e Dia do Esteticista.

SANTOS DO DIA

Ambrósio de Camaldoli, Edmundo (rei e mártir), Félix de Valois e Otavio.

ALMANAQUE

Octavio de Oliveira

Nascimento: São Paulo (SP), Lapa, 20 de novembro de 1926.

Vereador: 1959, 1963 e 1968; 1973 a 1977; 1983 a 1988.

Partidos: PDC - Arena - PTB.

Veio menino para Santo André e foi criado na Vila Humaitá. Tornou-se um esportista. Foi o primeiro editor de esportes do DIÁRIO, à época chamado NEWS SELLER. Seu nome está presente na história de vários clubes, entre os quais Aramaçan, Primeiro de Maio e Santo André. Cartorário e advogado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;