Internacional Titulo
Tailandês morre vítima da gripe das aves
Por Da AFP
09/09/2004 | 12:54
Compartilhar notícia


Um jovem que criava galos de briga morreu vítima de gripe das aves na Tailândia. Com ele, são 28 casos fatais da cepa mortal do vírus que varreu a Ásia neste ano, informou nesta quinta-feira um oficial do Ministério da Saúde tailandês.

A porta-voz do ministério, Nitaya Chanrung Mahabhol, disse que o jovem de 18 anos, originário da província de Prachin Buri (leste), morreu com sintomas de gripe das aves na quarta-feira, após cair doente em agosto passado.

"Foi confirmado que ele morreu de gripe das aves", disse Nitaya, acrescentando que o homem havia sido contaminado com a cepa H5N1 do vírus. "Seus 30 galos de briga morreram e ele começou a sentir os sintomas, mas se negou a ir ao hospital".

Um rapaz de 16 anos foi posto sob observação por oficiais sanitários porque ele era próximo ao homem que morreu e teria manipulado os galos de briga.

Tailândia, Vietnã, Indonésia, China e Malásia reportaram casos de gripe das aves desde julho depois que os casos de H5N1 deixaram oito mortos na Tailândia e 16 no Vietnã, comprometendo a indústria aviária no início deste ano.

No mês passado, o Vietnã confirmou que outras três pessoas morreram vítimas da doença - aumentando o total para 19 -, mais de quatro meses depois de declarar que a doença tinha sido contida. Na Tailândia, o número agora é de nove.

No final de julho, a Tailândia confirmou a repetição de casos em galinhas e outras aves que atingiram 21 das 76 províncias, mas informou que medidas de eliminação haviam sido tomadas e que a doença estava amplamente sob controle.

A Organização Mundial da Saúde teme que o vírus H5N1 possa sofrer mutações e se tornar uma forma altamente contagiosa que seja o estopim de uma próxima pandemia global de gripe humana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;