Memória Titulo
Chelo ergue a faixa do Sesi... há 60 anos

Os jogos de domingo já tinham seus lances e resultados comentados nas segundas-feiras como hoje

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Os jogos de domingo já tinham seus lances e resultados comentados nas segundas-feiras como hoje. E o nosso personagem desta semana, Ângelo Marchioni, o Chelo da Vila Baeta, em São Bernardo, teve muito a comentar ao longo de sua vida de esportista.

Afinal, Chelo jogou muita bola. Foi craque do Juvenil Cruzada da Matriz da Boa Viagem, quando jogava descalço - ele e seus colegas de time.

Jogou no Juvenil União São Bernardo, que mandava jogos nos campos do Luso e do Brasil e que era treinado por Gino Guazzelli, o Ginesi.

Foi da Juventude Unida, time esporte, que escolheu o nome para manter o mesmo jogo de camisas do Juvenil União.

Meninote ainda, alcançou o primeiro quadro do Vila Baeta FC, o seu clube de coração.

Jogou no EC São Bernardo, quando o chamado Esporte tinha sede no Café Expresso, da Marechal Deodoro, esquina com a Rua Dr. Flaquer.

E jogou nos times das fábricas em que trabalhou, como a Brasmotor e Tognato.

Há mais histórias de Chelo a contar. Hoje ficamos com suas fotos.

NA PRÓXIMA SEMANA
Um gol de Chelo. E o Vila Baeta FC faz a festa no campo do Tognato: Baeta campeão de São Bernardo em 1952.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 27 de julho de 1979

Manchete - Maior concentração política desde 1968: passeata de dois mil apóia greve de fome (no Rio de Janeiro) e pede anistia ampla

Política - Disputa por diretórios divide MDB na região.

Santo André - Câmara retém Código de Edificações há três anos.

São Bernardo - Antigo Mercado Municipal da Rua Padre Lustosa ainda abriga famílias carentes.

Rio Grande da Serra - Estado e União levam 10% da renda municipal.

Editorial -Deputados também estão na coluna vermelha

Educação - Secretário Fernando Leça mostra São Bernardo na educação pré-escolar.

Letras - Escritor e jornalista Guido Fidelis, colaborador do Diário, integrado na diretoria do recém-criado Sindicato dos Escritores de São Paulo.

Religião - Padre Franco Masiero, vigário da Paróquia Sant Joana D'Arc, convidando para a inauguração da igreja Nossa Senhora da Paz, no Jardim do Estádio, em Santo André.

Música - Começa o 5º Festival Andreense de Música Popular, o 5º Famp.

EM 27 DE JULHO DE...
1959 - Falecimento de Isaura Ribeiro, uma das iniciadoras da campanha que culminou com a construção do Hospital Nossa Senhora de Fátima, da Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano.

1969 - Inaugurado o primeiro telefone público do Parque das Américas, em Mauá.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Celebram aniversário hoje: Agudos, Jardinópolis, Pitangueiras e São José dos Campos.

São José dos Campos foi elevado a município em 27 de julho de 1767, desmembrando-se de Jacareí. A cidade foi fundada no quinhentismo pelo padre José de Anchieta.

Pitangueiras foi criado pela lei nº 152, de 6 de julho de 1893, desmembrando-se de Jaboticabal.

Agudos e Jardinópolis foram criados no mesmo dia: 27 de julho de 1898. Agudos se emancipou de Lençóis Paulista e Jardinópolis de Batatais. O nome Jardinópolis homenageia o jornalista e advogado carioca Antonio da Silva Jardim (1860-1891), republicano e abolicionista.

HOJE
Dia do Despachante, Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Dia do Motociclista.

SANTOS DO DIA
Aurélio de Córdoba, Maria Madalena Martinengo, Natália e Pantaleão (médico cristão sacrificado na Ásia Menor no século 3).

Rapaziada do Rudge Ramos
Eiji (fotógrafo), Enio, Esquerdinha, Evandro (Bagre), Flavio (Sapão), Franco (italiano), Garrincha, Gato, Giba (Pagode), Gibinha e Gibinha-Orlando.

Às vezes é preciso fazer um trabalho escolar sobre o bairro em que se mora. Onde arranjar as fontes? A rapaziada de Rudge Ramos, em São Bernardo, mostra que as fontes estão logo ali, na esquina, na rua em que se mora, do outro lado da rua...

Estudantes de Rudge Ramos, vocês conhecem o fotógrafo Eiji? Será que ele não tem fotos antigas do bairro? E o Franco, será mesmo italiano? Temos um Giba e dois Gibinhas... De onde surgiram esses apelidos: Esquerdinha, Bagre, Sapão, Garrincha e Pagode.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;