Setecidades Titulo
Buracos e entulho em avenida do Centreville
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
20/01/2006 | 08:12
Compartilhar notícia


Passar pela avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo, entre as ruas Giovanni Baptista Pirelli e João Caetano, no bairro Centreville, em Santo André, é uma verdadeira prova de habilidade e equilíbrio. A via está tomada de buracos e, em alguns pontos, o motorista é obrigado a trafegar pela contra-mão para não cair dentro do córrego Cassaqüera, que margeia a avenida. Também porque há grande quantidade de entulho nesta margem.

Na altura do número 42, a situação piora. Parte da rua foi engolida pelo córrego, o que representa grande risco para motoristas que passam pelo local. Afinal, é impossível que dois carros andem paralelamente. Como a via é de mão dupla, o risco de uma colisão frontal ou de que um veículo caia no córrego aumenta consideravelmente.

De acordo com os moradores, o problema existe há mais de dez anos. Mas em julho de 2003, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executou obras emergenciais em alguns pontos do córrego e parte da avenida foi recuperada. “Esse problema é antigo. Enquanto a Prefeitura não tomar providências com relação às famílias que vivem nos barracos de madeira do outro lado da rua, continuará tudo do mesmo jeito”, diz a aposentada Aparecida Zacarias, 67 anos, que mora próximo à avenida, referindo-se ao despejo de entulho.

O desempregado Valter Vieira, 41 anos, mora no número 42 da avenida, onde a situação é mais crítica. “As pessoas vêm de longe para jogar lixo e entulho. O problema são os catadores de papelão. Tudo que não serve para eles, jogam aqui em frente”, afirmou o morador, que vive há mais de 20 anos no bairro.

De acordo com o Semasa, o córrego Cassaqüera só recebe contenções emergenciais. No momento, não há previsão de orçamento para a canalização e contenção de toda a extensão do córrego. Com relação ao asfalto da avenida, a Prefeitura informa que também não estão previstas obras na via neste momento, mas a secretaria de Obras e Serviços Públicos enviará técnicos ao local para avaliar a necessidade de medidas urgentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;