Cultura & Lazer Titulo
São Paulo tem arte para combater a Aids
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
10/06/2001 | 18:07
Compartilhar notícia


Exposição de colagens, programação musical variada, farta distribuição de camisinhas e até uma oficina para ensinar o uso adequado de preservativos (masculino e feminino) são as atrações desta segunda-feira no Espaço Cultural Socicam, próximo às bilheterias internacionais do Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Todas as atividades têm entrada franca.

A AAPC (Associação dos Artistas Plásticos de Colagem), de Mauá, e a AVP (Associação Vida Positiva) promovem o evento em parceria com a Socicam, empresa administradora de terminais rodoviários. Trata-se de uma produtiva união entre arte e serviço social.

Em cartaz até o próximo domingo, 24 horas por dia, a Mostra Vida Positiva – Prevenção e Reciclagem traz colagens sobre madeira (60cm x 60cm) de 36 artistas plásticos, com curadoria de Robert Richard e Deni Saez, diretores da AAPC. Entre os expositores, gente do Grande ABC: Damara Bianconi, Renato Brancatelli, Susie Hervatin, Tina Salgado e Tony Gonzagto.

As colagens expostas, uma de cada artista, estão à venda (de R$ 350 a R$ 1,5 mil) e parte da verba arrecadada (de 30% a 100%) será revertida para a AVP, associação sem fins lucrativos que promove ações de prevenção da Aids no Estado.

A partir das 16h se apresentam a banda de forró Pendura Saia (formada por cinco advogadas) e o Coral Lasalle (com 50 integrantes idosos). Em seguida, teatro e música se misturam no espetáculo de um grupo de 13 adolescentes do Milca (Movimento Itapecericano de Luta Contra a Aids). A oficina sobre o uso correto de preservativos vai das 9h às 17h, diariamente. Uma exposição com camisinhas de diversas partes do mundo (como Estados Unidos, Japão e Alemanha) complementa as atrações.

“O evento deu tanto retorno que já há propostas para montá-lo em outros locais fora de São Paulo, como Mato Grosso do Sul e Brasília”, afirma Richard. Nesta segunda, a AVP apresenta uma proposta para que o dia 12 de junho seja o Dia Nacional da Camisinha. Quem estiver por lá poderá deixar seu nome no manifesto que visa a institucionalização da data. Mais informações podem ser obtidas por meio da AAPC (tel.: 4578-5569) e da AVP (tel.: 3361-5222).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;