Internacional Titulo
Atrocidades sérvias em Kosovo podem ter sido premeditadas
Do Diário do Grande ABC
30/06/1999 | 11:20
Compartilhar notícia


O Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia considerou nesta quarta-feira provável que as atrocidades imputadas às forças sérvias em Kosovo tenham sido cometidas no contexto de uma campanha planejada de antemao. ``Aldeias e bairros inteiros foram destruídos (...). Isto significaria que houve uma campanha de destruiçao criminosa muito bem organizada', disse Paul Risley, porta-voz da promotora-chefe canadense do TPI, Louise Arbour.

Desde que chegaram a Kosovo, os investigadores do TPI reuniram numerosas provas ``médico-legais de grande valor', assim como ``documentos escritos encontrados nas delegacias de polícia' sobre crimes cometidos na província iugoslava, acrescentou.

No final de maio, Arbour acusou o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, e quatro de seus colaboradores, entre os quais o presidente sérvio, Milan Milutinovic, e o chefe do estado-maior do exército iugoslavo, Dragoljub Ojdanic, de crimes contra a humanidade e crimes de guerra em Kosovo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;