Economia Titulo
Jornais estrangeiros destacam saída de Lopes do BC
Do Diário do Grande ABC
03/02/1999 | 11:22
Compartilhar notícia


Os principais jornais norte-americanos, o Wall Street Journal, New York Times e Washington Post, além do inglês Financial Times, destacaram em suas ediçoes desta quarta-feira a saída de Francisco Lopes da presidência do Banco Central e o anúncio de Armínio Fraga Neto para o posto. Todos ressaltaram o fato de Fraga ser o terceiro nomeado para o posto em poucas semanas e ser ex-funcionário do megainvestidor George Soros. Também foi citada a experiência e formaçao acadêmica de Armínio Fraga, além de sua experiência com os mercados e o fato de que sua nomeaçao agradou aos investidores.

Para o Wall Street Journal, "A decisao de mudar a liderança do Banco Central novamente foi arriscada em um momento em que os mercados já vinham percebendo a política econômica brasileira como sem direçao e estao punindo cada decisao que parece incerta. Mas ao invés de sugerir a comparaçao da economia brasileira a um navio sem rumo, a indicaçao do Sr. Fraga parece ter ter agradado aos investidores que tem implorado por líderes econômicos fortes com sólidas credenciais de mercado".

Ainda de acordo com o "Journal", "O sr. Fraga tem doutorado em economia pela Universidade de Princeton, tem larga experiência fora do governo e em Wall Street, ao contrário da maioria dos tecnocratas da equipe econômica brasileira". Para o New York Times, "politicamente, a substituiçao de Lopes tao rapidamente após sua nomeaçao reflete a recente imprevisibilidade de um governo desesperado para encontrar maneiras de reverter a crise na economia". O NY Times cita ainda um porta-voz de George Soros afirmando que o megainvestidor nada teve a ver com a nomeaçao de Fraga. "Foi uma surpresa para Soros tanto quanto foi para o mercado", afirmou o porta-voz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;