Palavra do Leitor Titulo
Corrupção

O caso de corrupção no Ministério do Esporte é mais um dentre tantos outros que infestam nosso País. A grande verdade é...

Dgabc
23/10/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Corrupção

O caso de corrupção no Ministério do Esporte é mais um dentre tantos outros que infestam nosso País. A grande verdade é que todo esse mar de lama fétida que vaza em doses homeopáticas do governo Dilma é herança do reinado Lula, que como ótimo administrador de corrupção e falcatruas, soube sabiamente contornar a situação pelos oito anos de seu governo. Mas como nada é eterno, um dia a casa cai!

Sérgio Dias Nunes, São Caetano

Verticalização

A atitude do prefeito Luiz Marinho em disciplinar a ocupação do uso do solo começando pela verticalização urbana é extremamente saudável a São Bernardo, que necessita de ações responsáveis como essa. Atualmente é assustador a presença dos empreendimentos verticalizados na cidade. Com esse anunciado está evidenciado que o prefeito não foi contaminado pelos empreendedores imobiliários, que até então eram cartéis que têm a prática de influenciar nas decisões das políticas públicas através do Executivo e Legislativo, produzindo má qualidade de vida por interesses meramente econômicos, gerando transtornos na mobilidade e acessibilidade, levando cidades ao colapso urbano.

Gércio Vidal, São Bernardo

Péssimo controle

Nós, povo, acompanhamos as mazelas de nossos políticos e as de Dilma, dizendo que tem de se criar impostos para poder melhorar o SUS e a Saúde. Com certeza falta de dinheiro não é, pois o Brasil é campeão em arrecadação de taxas e impostos. O grande problema do País é o péssimo controle de gastos, o dinheiro público acaba caindo nas mãos de políticos corruptos e sendo utilizado para fins de interesses particulares. Ainda bem que o povo está acordando e saindo às ruas para dizer ‘basta'. Político deveria ajudar fazer leis e projetos para melhoria da Nação, fiscalizar obras, ajudar seus eleitores em suas dificuldades. O único dinheiro que deveriam mexer era no seu polpudo salário. Se o dinheiro público fosse utilizado de forma correta e para os fins a que foi arrrecadado, nós teríamos SUS de primeiro mundo, Educação maravilhosa etc.

Ivanir de Lima, São Bernardo

Depende do STF

Com tantos órgãos de controle e fiscalização e o governo não consegue diagnosticar nem ‘descobrir' escândalos de corrupção nos seus ministérios. É sempre a mídia que faz a investigação e apura as irregularidades e só depois da publicação é que o governo ‘toma conhecimento' e é obrigado a tomar providências, que, na verdade, nem sempre são das melhores. Depois, a presidente Dilma tem a cara de pau de dizer que está promovendo ‘faxina'. Acredito que esse tipo de governo deve ser revisto e, nas próximas eleições, o povo tomar vergonha e fazer a sua parte. Agora, que a obediência da Lei Ficha Limpa vai ajudar, isso vai! Depende do Supremo Tribunal Federal.

José Carlos Costa, Capital

Luto oficial?

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da tristeza pela perda de ‘seu amigo', ‘seu irmão', deve sentir-se desorientado, pois perdeu ‘seu líder' também. Será que vai pedir ao governo que seja decretado luto oficial ou apenas ele observará o luto?

Luiz Nusbaum, Capital

Artigo

A Fifa não pode atropelar a soberania

Quem acompanha atentamente as discussões relacionadas à Copa do Mundo de 2014 percebe que as autoridades brasileiras e representantes da Fifa não falam a mesma língua há algum tempo. Entre os impasses existentes, o maior deles é a Lei Geral da Copa, encaminhada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional. Essa medida teria irritado o presidente da entidade, Joseph Blatter. A importância de receber evento de tamanha magnitude não é colocada em dúvida, mas a soberania brasileira tampouco está em xeque devido às pressões da Fifa. O Brasil, portanto, toma postura correta ao jogar duro com a entidade presidida por Blatter, mostrando que já se passaram os tempos os quais a nossa Nação somente baixava a cabeça e concordava em tudo com as grandes potencias mundiais.

A Fifa quer revogar a meia-entrada para os idosos e estudantes, além de permitir a venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios brasileiros, entre outras alterações em nossa legislação. Além disso, a instituição deseja interferir no Código de Defesa do Consumidor quanto à proibição de vendas casadas, uma vez que a entidade, como fizera em outras Copas, vende ingressos acompanhados por pacotes turísticos.

Para começar, os idosos no Brasil já atravessam por muitas dificuldades para usufruir de aposentadoria e obter outros direitos pelos serviços prestados ao longo de anos. E, como forma de agradecimento a todo esse empenho, tiramos direito justo deles? Por essa razão, a meia-entrada aos idosos, conforme prevê a Lei Geral da Copa, deve ser tratada como benefício irrevogável.

Já a meia-entrada aos estudantes é de responsabilidade dos governos estaduais. Geralmente, quem ainda se encontra no Ensino Médio ou no Ensino Superior já não ganha salário acima da média. Em grande parte dos casos, são recursos destinados para garantir a própria educação e um futuro melhor. Logo, é justo tirar essa vantagem aos nossos jovens? Muitos alegam que o Brasil deve dançar conforme a Fifa manda, devido aos termos de compromisso etc. No entanto, a população brasileira não foi consultada sobre a retirada de direitos para receber o Mundial, da mesma maneira em que não foi questionada se preferia a Copa do Mundo ou foco total do governo federal aos problemas sociais ainda existentes em nosso País. Por isso, ao menos a presidente Dilma Rousseff acerta em fazer jogo duro com Blatter.

José Ricardo Dias é vereador pelo PSB de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;