Economia Titulo Em São Caetano
Ex-vice presidente da GM, André Beer morre aos 87 anos

Somente na montadora, andreense atuou por 48 anos e participou da criação do Opala; também foi presidente da Anfavea

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
10/11/2019 | 07:30
Compartilhar notícia


Morreu na madrugada de sábado, aos 87 anos, o ex-vice-presidente da GM (General Motors) André Beer. O executivo atuou por 48 anos na montadora, sendo 18 deles como vice-presidente, o que lhe rendeu o apelido de ‘senhor GM’. Ele também e ocupou o cargo de presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) entre 1983 e 1986.

Filho de imigrantes vindos da antiga Iugoslávia e que se conheceram no Brasil, Beer nasceu em Santo André, em 1932. Em 1951, aos 19 anos, foi contratado como auxiliar de escritório na área de custos da GM, em São Caetano.

Quatro anos depois, se tornou analista financeiro na equipe que desenvolveu o projeto da primeira picape nacional (a Chevrolet Brasil). Mais tarde, Beer participou de projeto do primeiro utilitário brasileiro (a Veraneio), lançado em 1964, e da criação diferenciada do Opala, em 1968. Beer chegou à vice-presidência executiva de operações da montadora norte-americana em 1985. Após se desligar da GM, abriu a consultoria Beer Consult & Associados, no bairro Santa Paula, em São Caetano, que prestava serviços a empresas em diversas áreas.

“É com pesar que lamento, em nome da diretoria e de toda a equipe da General Motors, o falecimento do estimado colega e amigo André Beer, um dos maiores líderes que a indústria automotiva brasileira conheceu. Meus sentimentos à família neste momento difícil”, disse, por meio de nota, o vice-presidente da GM América do Sul, Marcos Munhoz.

O velório será realizado hoje, das 7h às 13h, na Abcel em São Caetano.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;