Política Titulo
Promotoria de Rio Grande cria blog inédito
Por Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
14/02/2010 | 07:31
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Em iniciativa inédita no Grande ABC, a Promotoria de Justiça de Rio Grande da Serra aposta em uma das ferramentas da internet mais acessadas no momento e cria blog para servir de canal direto com a população.

Apesar de ser o menor e mais carente município da região - muitas famílias sequer têm computador em casa ou mesmo acesso à internet a autora do blog aposta na multiplicação das informações postadas diariamente. "Os poucos que tiverem acesso já é um começo. O principal objetivo é fazer intercâmbio com a população", explica a promotora Sandra Reimberg, titular do MP (Ministério Público) na cidade.

E o blog da Promotoria de Rio Grande nasce exatamente deste contato. "Em conversas com a população e palestras ministradas, percebi uma barreira entre o promotor de Justiça e a sociedade. Os cidadãos têm muito receio de procurar o Ministério Público", conta Sandra.

A promotora, aliás, aponta algumas das razões que provocam o obstáculo no cidadão, desde o desconhecimento do serviço de atendimento gratuito à população ou entendimento de que não será atendido até o receio de conversar com o promotor ou mesmo de fazer denúncias, sem ser revelado. Além disso, a maioria das pessoas desconhece o trabalho do MP, e, respectivamente, as funções do promotor.

A promotora investe no blog pela utilização diária com posts e possibilidade de envio de comentários. Ali, o morador de Rio Grande ou qualquer outro cidadão tem conhecimento das ações em tramitação no MP ou decisões judiciais.

Um exemplo é a ação civil pública proposta pelo MP, contra a Prefeitura de Rio Grande, por conta da falta de vagas em creches. A administração Adler Kiko Teixeira (PSDB) recorreu no Tribunal de Justiça, após sentença do juiz Gustavo Sauaia Romero Fernandes.

O blog, editado e mantido pela promotora, ainda traz informações sobre Direito e o próprio MP, além de noticiário nacional, como o pedido de habeas corpus negado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

A assessoria de imprensa do MP do Estado de São Paulo disse desconhecer a existência de outro blog com as mesmas características do recém-lançado em Rio Grande (http://pjrgserra.zip.net).

No Brasil, em Santa Catarina, as promotorias de Justiça das cidades de Seara e Biguaçu também inovaram e criaram blogs próprios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;