Setecidades Titulo Em Diadema
Troca de governo adia solução para Hospital Piraporinha

Imóvel, que pertence ao INSS, foi alvo de pedido de desocupação em junho de 2018

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
18/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A troca de governo, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL), adiou a solução para imbróglio envolvendo o Hospital Municipal de Diadema, no bairro Piraporinha. O prédio pertence ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que, em junho de 2018, comunicou à administração municipal, por ofício, que o imóvel deveria ser desocupado em 90 dias. Sem responder ao instituto ao fim do prazo, a Prefeitura de Diadema alegou que tratava junto à SPU (Superintência de Patrimônio da União), ligada ao Ministério do Planejamento, sobre a transferência da titularidade do edifício para a cidade. Sete meses depois, nenhuma das partes soube dar informações definitivas sobre o trâmite.

Sem a titularidade, a Prefeitura não pode realizar obras no local. Para os pacientes, que avaliam bem o atendimento, melhoria das instalações impactaria positivamente no serviço prestado. Grávida de nove meses, a dona de casa Karine de Almeida, 29 anos, afirmou que o hospital tem um aspecto velho e sujo. “Com certeza, se pudessem reformar, as pessoas se sentiriam melhor”, declarou.

A auxiliar de limpeza Maria de Moraes, 50, afirmou temer a possibilidade de a população perder o equipamento. “Aqui tem ortopedista, tem raio X. Demora, mas é o que a gente tem. Ruim com ele, pior sem ele”, pontuou.

Segundo o INSS, o imóvel pertence ao FRGPS (Fundo do Regime Geral da Previdência Social), cuja gestão cabe ao instituto, e a Lei 9.702/98 impede que seja cedido ou doado para outros órgãos públicos. Por esse motivo, foi pedida a desocupação. Em setembro de 2018, quando terminou o prazo de 90 dias dado à administração municipal, o INSS chegou a informar que avaliava pedir reintegração de posse do imóvel. Procurado na última semana, o instituto alegou que “não tem informação nova sobre o assunto”. A SPU também informou que não há novidades. Em setembro, havia informado que a transferência de imóveis que pertencem ao FRGPS se daria por meio de processo que ainda seria iniciado.

A Prefeitura de Diadema informou que desde 2013 tenta resolver junto ao governo federal o impasse da titularidade do prédio do HM. “Neste ano, a Prefeitura já entrou em contato com o orgão responsável, mas devido à troca de governo ainda não obteve retorno”, relatou em nota. Segundo a administração, nos últimos cinco anos foram realizadas reformas e melhorias nas instalações. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;