Setecidades Titulo Santo André
Pais reclamam contra transferência de estudantes

Pais reclamam contra transferência de estudantes

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
18/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Pais de alunos da rede municipal de Santo André estão insatisfeitos com a transferência de seus filhos para escolas estaduais. Aproximadamente 50 estudantes da Emeief Darcy Ribeiro, na Rua Tangânica, no Parque Novo Oratório, que concluíram em 2018 a Educação Infantil e o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, foram destinados a unidades do Estado no mesmo bairro, mas em um raio de até dois quilômetros. Os familiares reclamam da distância, já que a maioria mora perto da escola atual, e também da separação de irmãos que estudavam na mesma unidade.

A dona de casa Elaine Tonelli, 39 anos, tem dois filhos na Darcy Ribeiro, e apenas um deles foi transferido para a EE Papa João XXIII, para cursar o 1º ano do Ensino Fundamental. “A diretora alegou que a mudança foi feita com base nos endereços, mas não deviam ter separado os dois”, alegou a munícipe. Gabriel, 6, é quem vai mudar de escola, enquanto Murillo, 4, permanece. O mais novo é autista e, segundo a mãe, a companhia do irmão tem influenciado seu desenvolvimento. “Com cada um em uma escola, um horário, não terei como levá-lo aos médicos”, lamentou.

A artesã Daniela de Oliveira, 38, mudou-se para a mesma rua da escola há pouco menos de dois anos. “Agora querem nos jogar para longe”, explicou. Isabela, 5 , foi transferida para a EE Felipe Ricci de Camargo. Na Emeief Homero Thon, na Vila Homero Thon, também haveria a transferência de duas turmas, mas após protestos, foram abertas duas novas salas. Os pais contam com esse precedente para manter os filhos na escola atual.

Em nota, a Prefeitura de Santo André afirmou que todos os processos de inscrição e divisão de demanda, para vagas do Ensino Fundamental em 2019, ocorreram pelo sistema SED (Secretaria Escolar Digital), por meio da compatibilização automática, sem possibilidade de escolha. “A Secretaria da Educação reitera que, apesar de não haver autonomia na escolha das vagas, continua buscando, junto ao governo do Estado, por soluções para casos de discrepância, com prioridade para alunos que residem na cidade e foram encaminhados para outros municípios e para crianças que possuem irmãos que foram direcionados para outra unidade.” Sobre as duas salas abertas na escola Homero Thon, a administração justificou que neste caso havia o espaço físico para as turmas, mas que segue buscando solução para as demais unidades.

O governo do Estado informou que pais ou responsáveis podem solicitar a transferência dos alunos para as escolas de preferência, comparecendo entre os dias 3 e 11 de janeiro à escola em que o estudante está matriculado, portanto RG ou certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência para atualização do endereço. “Cabe esclarecer que os alunos ingressantes na rede estadual são encaminhados às escolas de acordo com o endereço fornecido pela própria família, por meio de um sistema digital de geolocalização. Ainda assim, como explicado, os responsáveis podem solicitar a transferência”, informou em nota. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;