Economia Titulo
'FMI só serve a países desenvolvidos', diz prêmio Nobel
Por Das Agências
09/08/2002 | 11:00
Compartilhar notícia


O economista norte-americano Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia em 2001, criticou o Fundo Monetário Internacional (FMI), cuja política, segundo ele, "só serve aos interesses dos mercados financeiros e dos países industrializados", em particular os Estados Unidos.

Em uma entrevista publicada nesta sexta no jornal francês "Le Figaro", Stiglitz considerou que o FMI "não responde às preocupações reais do mundo em vias de desenvolvimento".

"Os países industrializados, principalmente os Estados Unidos, são fervorosos defensores da liberalização do comércio. Entretanto, este comércio mundial é muito assimétrico e injusto", disse ele.

"Pressionado pelos países desenvolvidos, o sul abre suas fronteiras e elimina as subvenções e o norte continua proibindo a entrada dos produtos procedentes do sul e mantém as subvenções para defender seus próprios produtos", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;