Setecidades Titulo Solidariedade
Em S.Bernardo, projeto amplia acolhimento a moradores de rua

Operação Cobertor que Salva prevê a intensificação de abordagens e encaminhamento a abrigos da cidade durante período de inverno

Da Redação
12/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Cassin/PMSBC


 Com o intuito de acolher as pessoas em situação de vulnerabilidade para amenizar os impactos do inverno, especialmente nos dias de baixa temperatura, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da operação Cobertor que Salva, intensificou as abordagens e a oferta de serviços de acolhimento aos moradores em situação de rua da cidade.

A segunda edição da operação Cobertor que Salva foi lançada em junho e tem o objetivo de evitar incidentes de morte por hipotermia entre a população em situação de rua. No período da operação, as vagas disponibilizadas no abrigo do município foram ampliadas para 230, com acolhimento das 8h às 22h.

Das acomodações disponíveis, 150 são ofertadas no Centro de Acolhimento 24 horas (Albergue), localizado na Vila Scopel, e, outras 30, na Moradia Provisória do bairro Riacho Grande. As demais vagas são disponibilizadas em caráter emergencial.

Desde o início do mês, os assistentes sociais abordaram 360 pessoas, sendo que 101 aceitaram ser encaminhadas para os abrigos. Em 2017, quando o projeto foi implantado, foram realizados 1.573 atendimentos, por meio de 850 abordagens, que resultaram em 723 acolhimentos 24 horas.

ACOLHIMENTO

Na terça-feira, o prefeito Orlando Morando (PSDB) participou, juntamente com Carlos Romero, secretário adjunto da SAS (Secretaria de Assistência Social), e dos agentes da Pasta de uma abordagem na Praça Santa Filomena, no Centro, um dos pontos de concentração da população de rua na cidade.

“Nosso objetivo é não deixar nenhum irmão morrer de frio em nossa cidade. Nossa região tem uma temperatura tipicamente baixa e infelizmente, em momentos passados, já se perderam vidas por conta disso. Nosso papel é agir para evitar novas ocorrências”, afirmou o chefe do Executivo.

O secretário adjunto da SAS, Carlos Romero, enfatizou a importância do trabalho realizado pelos cerca de 20 agentes da Pasta. “Procuramos dar um olhar especial a essas pessoas, com a atenção e a referência que elas precisam”, explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;