Setecidades Titulo Preocupação
Volta do sarampo traz alerta para imunização

Na região, em duas cidades, meta de vacinação contra a doença não foi atingida

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
07/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O sarampo, doença grave, extremamente contagiosa e que estava eliminada do Brasil desde 2001, volta a trazer preocupação com centenas de casos, principalmente na região Norte do País. No Grande ABC, embora não haja registros da doença, a vacinação – única forma de prevenção – não atinge a imunização total. A transmissão do sarampo se dá por gotículas expelidas na fala, tosse ou espirro. A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral (que previne ainda contra caxumba e rubéola). O esquema vacinal é de uma dose aos 12 meses de idade e a segunda, aos 15 meses.

No ano passado, em São Bernardo, a cobertura vacinal ficou em 85,96% e em Diadema, 83,3 %. As demais prefeituras não informaram. Adultos que não foram imunizados na infância podem se vacinar.

A situação preocupa as autoridades médicas, com o possibilidade de propagação da doença. “Quando chegam casos de fora, como vindos da Venezuela, e há pessoas não imunizadas, há o risco de que se alastre”, comenta o professor de Infectologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Juvencio Duailibe Furtado.

No Amazonas, o surto, segundo a Vigilância em Saúde, chegou com a entrada de venezuelanos pelo Estado de Roraima. Na quinta-feira, um bebê de 7 meses, que não havia tomado a vacina, morreu de complicações do sarampo, na Capital Manaus. Amazonas e Roraima contabilizam cerca de 500 casos confirmados. No Rio Grande do Sul são seis registros, enquanto o Rio de Janeiro investiga quatro casos. “O risco de propagação só será evitado se as pessoas tomarem a vacina”, reforça o especialista.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;