Memória Titulo
De volta ao estádio da Rua Paraíba

Saibam todos que antes do Estádio Anacleto Campanella, que já se chamou Estádio Lauro Gomes de Almeida, o estádio da moda de São Caetano ficava

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Saibam todos que antes do Estádio Anacleto Campanella, que já se chamou Estádio Lauro Gomes de Almeida, o estádio da moda de São Caetano ficava no Centro da cidade, na Rua Paraíba. Aqui está ele, com sua arquibancada de madeira lotada, o time posado, o goleiro Narciso em ação, vislumbrando-se ao fundo parte dos torcedores: à beira do campo e nas arquibancadas.
São fotos do acervo de um dos craques do time, ontem apresentado: Rino Tomei, que jogava de 7, de 8 ou de 10, mas que corria o campo todo e marcava gols, muitos gols.
Do time posado, escolhemos uma foto de 1952, vários nomes conhecidos, e não apenas em São Caetano.
O goleiro é o Zinho, apelido de Miguel Auricchio, tio do prefeito atual de São Caetano, José Auricchio Júnior. Tobias Auricchio, pai de Zinho - rememora Rino - tinha armazém na Rua Pessoa.
Vamos à escalação: em pé, a partir da esquerda, Daniel (massagista), Neno, Mosca, Zinho, Elio Bernardi (depois prefeito de Mauá e deputado estadual), Olegário e Date (Walter Sebastião Gaspari); no ataque: Gustavo (jogou no Palmeiras), Rino, Sulinho, Wilson Apolônio (jogador símbolo do Primeiro de Maio FC) e Elzo Lazzuri (craque do Palmeiras e natural de São Bernardo; reside atualmente na Rua João Pessoa).
Nas fotos de lances, o goleiro Narciso em ação. Numa delas, a legenda: "Narciso, o melhor elemento em campo, num flagrante batido pelo fotógrafo da Alfaiataria Jabaquara". Rino lembra que este mesmo fotógrafo fez a maioria das fotos que ele guarda. Era um fanático do São Caetano. Fazia as fotos por gosto, e no jogo seguinte distribuía aos jogadores, seus ídolos. O nome do fotógrafo? Rino não lembra. Quem poderia nos ajudar nessa?

MEMÓRIA
A carteira profissional de Rino Tomei traz os nomes de grandes multinacionais: GMB, Elevadores Otis, Cofap, Pirelli, Borg-Wainer. Em todas elas, Rino foi titular absoluto dos times de fábrica.
A seleção ao serviço era assim:
"O senhor ganha quanto na Cofap?"
"Ganho tanto."
"Nós pagamos tanto se o senhor jogar no nosso time."
E lá ia Rino, para uma nova fábrica - e para um novo time, da fábrica ou de clube. Foi assim que se transferiu com vários outros colegas da Cofap para o Primeiro de Maio, formando o primeiro time de futebol de salão, semente de um plantel vencedor e conhecido em todo o Estado.

O ESTÁDIO
Hoje no lugar do velho estádio da Rua Paraíba erguem-se construções residenciais e comerciais. Uma boa referência, além da Rua Paraíba, e a Avenida Goiás. O progresso chegou e tudo se consumou. Quem sabe uma placa colocada em uma das casas do lugar possa levar às novas gerações a informação de que ali, um dia, existiu um belo estádio de futebol.

AMANHÃ NA COLUNA
Um ataque arrasador do Juvenil São Caetano. E o Estádio dos Eucaliptos.

A memória no Sabina

A página Memória tem uma segunda-feira importante: a exposição De João Ramalho a Adoniran Barbosa, a formação da Santo André capital do trabalho cruza a cidade e vai para a Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André.
São 50 fotos, todas publicadas aqui em Memória. Em abril foram expostas no Primeiro de Maio FC; em junho chegou ao Centro de Formação de Professores Clarice Lispector; agora é transferida para a Sabina para visitação entre 21 de julho e 31 de agosto.
Um trabalho coletivo, organizado pelo Primeiro de Maio FC - que ampliou as fotos - e cujo projeto foi acolhido pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação e Formação Profissional. Todos ao Sabina, pois. Hoje, a montagem; amanhã, a abertura ao público.

DIARIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 20 de julho de 1979

Manchete - Audiência de prefeitos do MDB com Figueiredo é criticada na região: Lincoln Grillo, prefeito de Santo André, e Tito Costa, de São Bernardo, foram recebidos no Planalto. Dos sete prefeitos do Grande ABC, seis eram do MDB - em tese, da oposição ao governo central.

Sindicalismo - Trabalho da mulher é debatido no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André.

Editorial - Que os imitadores de Somoza (ditador da Nicarágua) se acautelem

Indústria - Revista da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) focaliza os 50 anos da Pirelli no Brasil.

Música - Coral do Carmo, dirigido pelo padre Carlito, com 25 vozes, apresenta-se domingo, na Praça do Carmo, em Santo André, comemorando os 25 anos da Diocese.

Polícia - Assaltante fardado ataca no Grande ABC.

EM 20 DE JULHO DE...

1914 - Saladino Cardoso Franco assume a Prefeitura de São Bernardo, hoje Santo André. Governará durante 16 anos. Cairá com a República Velha e a ascensão de Getúlio Vargas.

1934 - Padre Cícero morre em Juazeiro do Norte.


1944 - Fundação do Jabaquara, o Leão da Vila Prosperidade, em São Caetano.

1969 - O homem chega à Lua, depois de uma viagem de quatro dias. Neil Armstrong e Edwin Aldrin pisam o solo lunar, enquanto Michael Collins permanece no módulo da Apolo 11.

HOJE

Dia Internacional do Amigo e da Amizade; Dia da Colômbia.

SANTOS DO DIA

Aurélio de Cartago, Apolinário, Elias (profeta) Paulo da Espanha e Severa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;