Nacional Titulo
A idade de começar a mexer o corpo
09/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



A adolescência é um período importante para qualquer pessoa. É uma fase de transição para a vida adulta, onde os jovens começam a ter maior responsabilidade, tem que fazer escolhas que vão ser fundamentais neste novo momento e muitas vezes, é um momento de auto-afirmação, onde uma certa "rebeldia" é natural, criando conflitos com os pais.

Mas é um momento onde os adolescentes também passam por mudanças no corpo ,devido à alta concentração de hormônios. Os meninos começam a desenvolver pêlos pelo corpo e pelo rosto, a voz engrossa. Já as meninas começam a ter as formas mais arredondadas, desenvolvem seios e começam a menstruar. É um momento, onde a prática de alguma atividade física se torna muito importante.

Praticar alguma atividade física neste momento, ajuda o adolescente a enfrentar melhor estes efeitos psicossociais de uma fase de transição, pois o garoto ou garota gastando energia no esporte,tende a ficar mais equilibrado. O esporte, também ajuda na socialização, que é muito importante para o adolescente, já que aumenta a auto-estima e serve como elo de integração, num momento onde ele procura se integrar a um grupo da mesma faixa etária que a dele.

A prática desportiva também auxilia a afastar o jovem de possíveis vícios, como o álcool, o tabaco e as drogas, visto que ele não conseguirá manter uma freqüência caso se envolva com isso.

Também ajuda a equilibrar o peso do corpo, aumentando a massa magra e reduzindo o nível de gorduras, pois devido ao crescimento muscular e ósseo, nesta fase os adolescentes costumam comer muito, o que poderia levar à obesidade, sem uma queima constante de calorias.

Por Marco de Cardoso




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;