Turismo Titulo
Festival de Inverno em Bonito
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
14/07/2004 | 21:17
Compartilhar notícia


A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, localizada a 277 km de Campo Grande, a capital do Estado, se prepara para abrigar, entre os dias 18 e 24 deste mês, o 5º Festival de Inverno do município. O evento contará com apresentações musicais, mostras de vídeos, debates, lançamentos de livros, workshops e exposições fotográfica, de artesanato e de artes plásticas. Ao todo, serão cerca de 15 horas diárias de atividades culturais, sempre a partir das 9h.

A proposta do festival é reunir estilos diferentes, típicos de cada região do Brasil. Os shows, por exemplo, contarão com apresentações de música clássica – representada pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no dia 19 – e de música popular, com as presenças já confirmadas de Sérgio Reis (dia 18), Gabriel Sater (dia 21), Paulinho da Viola (dia 23) e Gabriel, o Pensador (dia 24).

Os espetáculos musicais se realizarão sempre a partir das 20h30 em um espaço chamado Circo do Festival. No local, com capacidade para 6 mil pessoas, também haverá uma praça de alimentação com comidas típicas do Mato Grosso do Sul e tendas nas quais serão comercializados objetos da cultura dos índios kaiweu, como peças e pinturas em cerâmica, consideradas ícones da cultura pantaneira.

Haverá ainda mostras de vídeo e de cinema ao ar livre – em uma estrutura móvel serão exibidos apenas filmes nacionais, como Deus é Brasileiro, Paulinho da Viola – Meu Tempo é Hoje, Entre Rios e Histórias, Lisbela e o Prisioneiro, O caminho das Nuvens e O Auto da Compadecida, entre outros. Além das atrações culturais, o visitante poderá assistir a palestras e ao seminário A Sustentabilidade no Ecoturismo. Um dos temas será Perspectivas e Desafios na Construção do Ecoturismo Sustentável.

Nas edições anteriores, o festival recebeu nomes famosos, como João Bosco, Cássia Eller, Hermeto Pascoal, Zizi Possi, Luis Melodia, Adriana Calcanhoto, Alceu Valença, além das orquestras filarmônicas de Goiânia e de Brasília. Para garantir a descentralização dos eventos culturais, shows, exposições, mostras de filmes, fotografia e oficinas serão realizados em lugares distintos. Estão previstas, inclusive, apresentações teatrais nos bairros e centros comunitários.

Bonito é considerada a capital do ecoturismo e oferece uma infinidade de opções de passeios e esportes radicais em grutas, cachoeiras e rios com águas cristalinas. Destaque para o Parque Ecológico Baía Bonita (Aquário Natural), para o rio da Prata e para a gruta do Lago Azul, considerada o cartão-postal da cidade.

Ingressos – A entrada é franca para todos os eventos, com exceção dos shows de música noturnos, com preços estipulados entre R$ 6 e R$ 12. Outras informações podem ser obtidas no site oficial do evento: www.festinbonito.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;