Setecidades Titulo Palavra do Bispo
Deus habita na cidade - 2

Onde dormirão os pobres e desempregados, em especial neste inverno, que começa intenso?

Dom Pedro Cipollini
27/06/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


Nossas cidades são imagem da civilização que temos. De um lado, a maravilha da técnica e dos dispositivos que favorecem o bem viver. De outro lado, a miséria e o descaso com a vida. Apartamentos, casas, estabelecimentos comerciais, cafés, galerias de arte, teatros de um lado, de outro, o corre-corre para pegar ônibus lotados, mendigos, vendedores ambulantes, favelas e moradores de rua. Muitas pessoas vindas de lugares distantes descobriram que estar nas ruas pode render seu sustento.

A globalização e a difusão da tecnologia da informação intensificaram o processo de urbanização, atraindo pessoas para as cidades que concentram as atividades econômicas. A maior parte de nossa população mora nas cidades. Diante deste quadro de riqueza e miséria, perguntamos se há solução para os problemas urbanos. Onde dormirão os pobres e desempregados, em especial neste inverno, que começa intenso?

As cidades continuarão a crescer com o avanço da globalização, porém, serão cada vez mais caóticas se não houver a globalização da solidariedade. Com um esforço sério na administração pública, o combate à corrupção, metas claras e competência, ouvindo os anseios da população, é possível solucionar os problemas da cidade desde que o ser humano seja prioridade.

A solução dos problemas urbanos, como moradia, trabalho, transporte, Educação e Segurança, passa pela solidariedade e honestidade tanto dos cidadãos comuns como dos que governam. É preciso fazer a cooperação entre as pessoas superar a competição. Aprimorar laços familiares, porque, em um ambiente acelerado como o as cidades, a família é um porto seguro de apoio e convivência, porque são laços afetivos duradouros em meio a relacionamentos curtos e parciais.

A Bíblia fala da cidade de Babilônia, sinal da confusão e desentendimento (cf. Gn cap. 9) e, no fim, fala da Jerusalém Celeste, concretização do sonho de Deus e da Humanidade (cf. Ap cap. 22). Esta é a cidade ideal, na qual Deus habita em meio aos cidadãos, como uma luz essencial que tudo ilumina e vivifica. Hoje, coexistem as duas cidades. Egoísmo e concentração de renda de um lado e, de outro, a solidariedade, o amor e partilha. A Jerusalém Celeste vai prevalecer, Deus está comprometido com ela.

“Deus está presente na cidade” (cf. DAp n. 214), esta presença nos ajuda a superar a “cultura do descarte” e adotar a “cultura da inclusão”. O papa Francisco escreve: “O específico do cristianismo é conceber-se como fermento na massa. Isso equivale a sentir-se premiado por um Deus que já está vivendo na cidade, vitalmente misturado e unido a todos e cada um”.

Em nossa realidade existem gestos que confirmam esta realidade, como o da menina Catarina, que oferece café aos coletores de lixo que trabalham na noite fria da cidade (cf. Diário – Setecidades – 20 de junho de 2016 – p. 9). Gestos assim, de respeito e carinho em meio à indiferença e preconceito, mostram que Deus habita a cidade através das pessoas que fazem o bem. Que nossas cidades caminhem nesta direção, construindo a ‘Jerusalém Celeste’ em nosso meio. O olhar da fé descobre e cria cidade renovada na presença de Deus que nela mora. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;