Internacional Titulo
Saddam Hussein pensava que guerra era blefe, diz jornal
Por Da AFP
03/11/2003 | 09:55
Compartilhar notícia


O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein não ordenou um contra-ataque contra as tropas dos Estados Unidos depois da invasão do Iraque, em março, porque achava que a ofensiva americana eram um blefe. A revelação, publicada pelo Washington Post, foi feita pelo ex-vice-primeiro-ministro iraquiano Tarek Aziz, segundo fontes americanas que acompanharam seus interrogatórios.

Segundo a reportagem, o governo iraquiano não planejou a resistência porque intermediários franceses e russos haviam convencido Saddam Hussein que a ofensiva seria vetada no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), como realmente aconteceu.

Apesar das declarações, os funcionários americanos põem em dúvida os depoimentos de Aziz por sua pouca ligação com Saddam Hussein e seu “longo passado de abusos e oportunismo”, ainda de acordo com o jornal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;